Industrialização com soluções pré-fabricadas de concreto foi tema do Quinta da Construção

29/10/2026 - Sinduscon-PE

“Industrialização com soluções pré-fabricadas de concreto” foi tema do Quinta da Construção, promovido pelo Sinduscon-PE, através da diretoria de Ciência e Tecnologia, na manhã do dia 29. O encontro que acontece mensalmente reuniu mais uma vez, na sede do sindicato, empresários do setor construtivo, engenheiros e arquitetos para conhecer cases de sucesso, discutir possibilidades e acompanhar como a indústria está se comportando diante dos novos produtos que o canteiro de obras vem demandando. 

A programação contou com as palestras do coordenador de Projetos Especiais da ABCIC, Fernando Canova, sobre “Painéis pré-fabricados de concreto: cenário atual e possibilidades”, do diretor técnico da Lucio Engenharia, Roberto Clara, apresentando o case “Edifícios Verticais: A Industrialização sob o ponto de vista do construtor”, e do diretor do Grupo Walter Lopes, Vinícius Lopes, que ministrou a palestra “Construindo o futuro: como os pré-fabricados estão transformando a Indústria da Construção”. 

O diretor de Ciência e Tecnologia do Sinduscon-PE, Caio Muniz, que conduziu os trabalhos, destaca o que foi, em sua opinião, a principal mensagem desta edição do Quinta da Construção: “A industrialização foi apresentada como uma resposta aos principais desafios atuais do setor - escassez e envelhecimento da mão de obra, aumento dos custos, dificuldade de contratação, prazos imprevisíveis, juros elevados e necessidade de reduzir desperdícios”, avaliou.

“Foi ressaltado, porém, que a industrialização não significa necessariamente substituir todos os sistemas tradicionais. A melhor solução pode combinar estrutura convencional, pré-fabricados, painéis de fachada, estruturas metálicas, light steel framing, banheiros prontos ou outros componentes industrializados, conforme as características de cada empreendimento”, completou o diretor.
O debate reuniu ainda, além dos representantes do Sinduscon, associações setoriais, fabricantes, fornecedores, instituições de ensino e entidades como Senai e universidades.

A edição de outubro do Quinta da Construção teve o apoio da ABCP, Abcic, Ademi-PE e Incontec, e o patrocínio da Tecomat Engenharia, Agilean e da Konstrói.


Veja Mais

ÍNDICES
ECONÔMICOS
Setembro - 2026
INCC
1299,713 (VAR: 0,220)
IGPM
1225,846 (VAR: 1,570%)
Nossas Redes
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sinduscon - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Sinduscon.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Sinduscon não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Sinduscon implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar