Durante a primeira reunião-almoço do Sinduscon-PE do ano, ocorrida na segunda-feira, 19, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, Bruno Veloso, fez uma breve análise econômica abordando as perspectivas de desenvolvimento para a indústria pernambucana neste ano. Veloso destacou o atual contexto político, com as eleições em outubro, como um fator crucial a ser considerado.
“Em 2026 temos que analisar o que nós temos de fortaleza e o que temos de fraqueza”, sinalizou, apontando o fato de começar o ano com a parceria entre o Mercosul e a União Europeia como um ponto positivo. “Poderá dar um grande impulso para a economia brasileira”, considerou, lembrando grandes oportunidades de ampliação do mercado da indústria nacional.
“Nossa capacidade de produção é muito alta, nossos custos são menores com relação ao mercado europeu. A parceria não só abre a oportunidade de vender o produto, você também cria grandes oportunidades para que investimentos europeus venham para nosso país e daqui retorne produto para lá novamente”, explicou Bruno Veloso.
Sobre as questões geopolíticas atualmente em foco, considerou que podem ser vistas como uma ameaça, mas também como oportunidades. “São mercados que se fecham para um lado, mas se abrem para outro. O Brasil, que representa tão pouco no comércio mundial, temos agora uma perspectiva de ampliar essa participação. Essa “mexida” no tabuleiro pode nos favorecer”, previu.
Sobre a parceria entre a federação e o Sinduscon-PE, reforçou: “É como se fossem membros de um mesmo corpo. Somos um mesmo organismo, trabalhamos em conjunto e tenho certeza de que iremos ampliar muito mais as nossas parcerias, uma vez que é para isso que existimos”.
Aproveitou ainda para fazer uma leitura das notícias levadas pelos representantes da Caixa Econômica Federal na mesma reunião: “Os números apresentados pela Caixa elevam o humor da Indústria para novos investimentos”, disse. “Estamos vendo um mercado da construção aquecido, com investimentos do governo federal no ramo da construção civil que eu entendo que gera emprego, gera renda e movimenta a economia”, finalizou.