
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), sistema que acompanha as admissões e demissões de trabalhadores com carteira assinada, divulgou, na última semana, os resultados referentes aos empregos formais gerados em agosto de 2025. O Brasil registrou um saldo positivo de 147.358 empregos com carteira assinada no mês. Esse é o resultado de mais de 2,2 milhões de admissões contra pouco mais de 2 milhões de desligamentos. De janeiro a agosto, o país soma 1,5 milhão de novos postos formais, totalizando 48,69 milhões de vínculos empregatícios.
Em Pernambuco, foram geradas 12.692 vagas formais em agosto, representando um crescimento de 0,82% no mercado de trabalho local. Com esse resultado, o estado se destaca entre os que mais ampliaram o emprego formal no período, superando a média nacional e consolidando um saldo acumulado de 45.899 postos entre janeiro e agosto deste ano.
Dentro do total de empregos gerados, todos os grandes setores econômicos pernambucanos apresentaram saldo positivo em agosto. A construção civil se destacou como o terceiro maior contribuinte para os números, com a criação de 2.644 empregos formais no estado. Esse resultado corresponde a mais de 20% do saldo total de Pernambuco no mês. No cenário nacional, a construção civil também apresentou números relevantes, com a abertura de 17.328 vagas em agosto e 194.545 no acumulado do ano.