
Encerrando a agenda de setembro, o Sinduscon-PE esteve presente na terça-feira, 30, representado por sua vice-presidente, Betinha Nascimento, na Rodada de Negócios da Habitação, em Brasília. O encontro foi promovido pela Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a presença de associados e autoridades convidadas.
A programação, acompanhada pela vice-presidente do sindicato, incluiu debates centrados na execução orçamentária do Fundo de Arrendamento Residencial - FAR, do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e da Faixa Estendida. Entre as demais autoridades presentes, estiveram Renato Correia, presidente da CBIC; Hailton Madureira, secretário executivo do Ministério das Cidades; Roberto Carlos Ceratto, diretor executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal; e Augusto Rabelo, secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades.
Ao longo do dia, foram também tratadas pautas técnicas referentes à análise das propriedades Multifamily como alternativa para redução do déficit habitacional e do ônus do aluguel, o acompanhamento do modelo de Revenda Assistida, mudanças na rotina do fiador, os aperfeiçoamentos no documento de Pro Soluto, o monitoramento do projeto MCMV, além de temas como a execução orçamentária do FAR, evolução das contratações, a liberação de recursos e a necessidade de maior transparência dos dados financeiros dos fundos. A programação contemplou, ainda, a importância da atuação das construtoras no cumprimento das normas técnicas do MCMV e o tratamento de temas relativos a vícios construtivos e ações judiciais.
O cerne do evento girou em torno do projeto “Segurança Habitacional como Garantia Básica para a Qualidade de Vida e Integridade Física do Trabalhador”, iniciativa da CHIS em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi), conforme divulgado no próprio portal da CBIC.