Futuro da Construção Civil foi tema de debate da Rádio Jornal, com participação do Sinduscon-PE - Sinduscon PE

03/07/2024 - Sinduscon-PE

O futuro da construção civil em Pernambuco foi o tema da edição da quarta-feira, 03, da Hora do Debate, do programa Super Manhã, transmitido pela Rádio Jornal, que contou com a participação, entre os debatedores, do presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Couto. A bancada comandada pela apresentadora Natália Ribeiro, foi composta ainda pelo diretor de Órgãos Públicos e Outros Órgãos de Classe do Secovi-PE, Elísio Cruz Jr, e pelo engenheiro e representante da LightWall Brasil, Marcus Fernando.

Durante a conversa, foram abordados temas diversos do universo do setor construtivo, desde a atual fase do programa Minha Casa, Minha Vida, nas faixas referentes à habitação de interesse social, a importância da conclusão das obras públicas para as populações às quais se destinam, além de inovações tecnológicas que contribuem não só para a redução dos custos da obra, como também para as demandas ambientais.

Sobre os novos condomínios formados a partir das entregas dos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida – FAR, destacou a necessidade de informar e conscientizar os futuros moradores sobre a importância da manutenção da edificação. “Hoje há um acompanhamento da Caixa por seis meses com assistente social. Mas tem que passar no mínimo um ou dois anos para mostrar quais são os direitos e os deveres. E entre estes está a atenção à manutenção. É preciso ter a consciência disso”, considerou. Enfatizou ainda a importância do programa Morar Bem, do Governo do Estado, que impulsionou o desempenho do MCMV ao financiar a entrada da aquisição da habitação através da modalidade Entrada Garantida, para famílias com renda máxima de até dois salários mínimos.

Antônio Cláudio Couto aproveitou para ressaltar o direcionamento que está sendo dado pelos governos federal e estadual para solucionar as questões envolvendo prédios-caixão da Região Metropolitana do Recife-RMR, além da conquista do sindicato, junto à Sudene, com foco no incentivo e fomento da retomada da habitação nos centros históricos das capitais nordestinas. Para assistir o debate, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=oiMXuQx1ixQ