Diretor-presidente do Condepe-Fidem, Jaime Prado, abriu ciclo anual de reuniões com associados do Sinduscon-PE - Sinduscon PE

15/01/2024 - Sinduscon-PE

O setor da construção civil e seus impactos na economia do estado, sob a ótica do Codepe-Fidem foi discutido durante a primeira reunião com associados do ano, na sede do Sinduscon-PE, ocorrida na segunda-feira, 15. Na ocasião, Jaime Prado, presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, trouxe alguns highlights das competências do órgão e suas interfaces com a construção.

Para uma conversa aberta e objetiva com os empresários da construção civil associados, Jamie Prado esteva acompanhado de sua equipe, formada por Fátima Lacerda , diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial; Claudio Manguinho, diretor de Governança Metropolitana Interfederativa; Marcos Luís, diretor de Gestão Administrativa Financeira; Daniel Oliveira, diretor de Estudos, Pesquisas e Estatísticas; e Jonathas Bezerra, assessor Jurídico.

“Procurei trazer um pouco da radiografia do que é o Condepe-Fidem. Cheguei com a missão de fortalecer a gestão metropolitana da cidade do Recife, o que não é tarefa fácil”, destacou Jaime Prado. De acordo com os dados apresentados por ele, 56% do PIB do Estado é produzido pela Região Metropolitana do Recife – RMR. “60% é Indústria e 55%, serviços. Ou seja, o estado passa pela RMR e nós continuamos sem uma gestão metropolitana”, lamentou, lembrando ainda do trabalho feito junto ao Sinduscon-PE anteriormente, com a Redeprocidade, onde foram levantadas várias pautas de discussão para o desenvolvimento metropolitano. “Muitas das quais ainda permanecem, como por exemplo, o Estatuto da Metrópole”, apontou.

“A construção civil do estado de Pernambuco é de suma importância, não só pela questão financeira e geração de impostos, mas também pela sua função social, com geração de empregos e construção de moradias. Isso faz parte hoje do nosso planejamento, da Condepe-Fidem, para os próximos três anos”, avaliou Jaime Prado.