Sinapi

Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil

O setor de pesquisa na área de orçamento, do Sinduscon-PE, acompanha, desde 2015, o processo de aprimoramento realizado no Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

Participando, sistematicamente, das Consultas Públicas para avaliação das novas composições aferidas, a serem incorporados neste Sistema. Realizando reuniões mensais com orçamentistas locais para análise destas novas composições, o setor vem contribuindo com melhorias significativas nesta referência nacional.

Assim, a partir de 2018, foi convidado pelo representante do COP/CBIC, Geraldo de Paula, a integrar o Grupo Técnico CBIC/CAIXA, reunião entre representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e os profissionais da CAIXA, que gerenciam o Sinapi, centralizado em Brasília, para debater sobre as revisões sofridas.

Também, vindo a participar dos “Seminários de Revisão do Sinapi”, falando sobre a “Visão Empresarial” do Sistema, tendo o objetivo de conscientizar os usuários em todo o país, sobre a importância de obter as informações necessárias para o uso correto desta referência. Estes seminários já foram realizados, com a participação deste sindicato, em Aracajú, São Paulo, Recife, Goiana, Manaus, Porto Velho e Cuiabá.

Através desta área no site, desejamos disponibilizar ferramentas e informações que facilitem o uso do Sinapi, enquanto referência de composições e custos para obras públicas, assim como o setor oferece consultoria permanente aos associados que utilizem este Sistema.