Sinapi

Saiba mais sobre o Sinapi

O setor de pesquisa na área de orçamento, do Sinduscon-PE, acompanha, desde 2015, o processo de aprimoramento realizado no Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

Participando, sistematicamente, das Consultas Públicas para avaliação das novas composições aferidas, a serem incorporados neste Sistema. Realizando reuniões mensais com orçamentistas locais para análise destas novas composições, o setor vem contribuindo com melhorias significativas nesta referência nacional.

Assim, a partir de 2018, foi convidado pelo consultor da CBIC e gestor do Projeto de Revisão do Sinapi da CBIC, Geraldo de Paula, a integrar o Grupo Técnico CBIC/CAIXA, reunião entre representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e os profissionais da CAIXA, que gerenciam o Sinapi, centralizado em Brasília, para debater sobre as revisões sofridas.

Também, vindo a participar dos “Seminários de Revisão do Sinapi”, falando sobre a “Visão Empresarial” do Sistema, tendo o objetivo de conscientizar os usuários em todo o país, sobre a importância de obter as informações necessárias para o uso correto desta referência. Estes seminários já foram realizados, com a participação deste sindicato, em Aracajú, São Paulo, Recife, Goiana, Manaus, Porto Velho, Cuiabá, Belém, Brasília e Vitória.

Através desta área no site, desejamos disponibilizar informações que facilitem o uso do Sinapi, enquanto referência de composições e custos para obras públicas, assim como o setor oferece consultoria permanente aos associados que utilizem este Sistema.

Seminário Sinapi – Aracajú

08/03/2018

Seminário Sinapi – São Paulo

04/04/2018

Seminário Sinapi – Recife

12/06/2018

Seminário Sinapi – Goiânia

13/06/2018

Seminário Sinapi – Manaus

11/09/2018

Seminário Sinapi – Porto Velho

12/09/2018

Seminário Sinapi – Porto Velho

Apresentação Caixa

Seminário Sinapi – Cuiabá

27/09/2018

Seminário Sinapi – Cuiabá

Reunião com Empresários

Seminário Sinapi – Belém

26/02/2019

Seminário Sinapi – Belém

Apresentação Caixa

Seminário Sinapi – Brasília

03/04/2019

Seminário Sinapi – Vitória

11/04/2019

Cadernos Técnicos Sinapi

As composições aferidas em campo e inseridas no sistema Sinapi, encontram-se organizadas por lote:
* Lote 1 - Habitação, Fundações e Estruturas;
* Lote 2 - Instalações Hidrossanitárias e Elétricas;
* Lote 3 - Saneamento e Infraestrutura Urbana.
Todas estas composições possuem, ao final de sua descrição, a expressão AF_ (composição aferida), juntamente com o mês e ano da aferição.
As mesmas estão organizadas por grupos de serviços, em Cadernos Técnicos, dentro de seus respectivos lotes.
Os Cadernos Técnicos, a exemplo do TCPO, possuem os dados quanto ao conteúdo das composições, critérios de aferição, critérios de quantificação dos serviços, juntamente com etapas da execução, além de poder conter outras informações adicionais.
É de fundamental importância, para utilização correta destas composições e obter uma boa orçamentação, o conhecimento das informações contidas nos Cadernos Técnicos correspondentes.