Obras Públicas

Acesso Restrito

Acessar

Saiba quais são as principais obras públicas e documentos necessários para a sua participação

O Sinduscon/PE disponibiliza acesso a tabelas de referência, arquivos importantes para gestores de obras públicas, assim como pesquisa, diariamente, as licitações disponíveis no mercado, informando os principais dados da obra a qual deseje pleitear. Veja a seguir:

Arquivos Importantes

Referência de Custos Indiretos: nesta planilha foram indicados os itens que são necessários para compor o orçamento, além dos custos diretos e BDI, tanto exigido pelas legislações como os comuns em todas as obras. Também constam itens que serão considerados de acordo com a tipicidade de cada obra, assim, sendo definidos na elaboração do projeto.

Cartilha CBIC/TCU: “Este documento apresenta as principais disposições legais e a jurisprudência do TCU sobre o orçamento de referência para a licitação de obras públicas, expondo, de forma didática, cada passo a ser seguido pelos gestores públicos para calcular o preço final de uma obra.”

Licitações

A união dos dados coletados sobre as licitações ofertadas, seja no âmbito municipal, estadual ou federal, gera indicadores da situação atual do mercado: quais órgãos mais licitaram, bem como o volume disponibilizado.

Conteúdo Restrito para os Associados Sinduscon/PE: clique aqui, acesse a nossa área restrita e confira as obras públicas com licitações em aberto.

Gráficos sobre Licitações

Fonte: DOU (Diário Oficial da União) e CEPE (Diário Oficial do Estado de Pernambuco)

Tabelas de Referência

Para que seja possível a realização do orçamento sem o conhecimento prévio de quem irá executar a obra, o profissional deve valer-se de referências estabelecidas de produtividade e preço disponíveis em publicações técnicas, bem como de padrões aceitáveis para estimar a administração central, a tributação e o lucro do construtor.”

“O uso de sistemas referenciais de custos, a exemplo do Sicro e do Sinapi, racionaliza o processo, na medida em que tais sistemas já apresentam composições de custo padronizadas e fazem a coleta do preço dos insumos junto a fornecedores.

Conheça alguns sistemas referenciais de preços utilizados pela administração pública local:

SINAPI
SICRO
ORSE
EMLURB
COMPESA
SEINFRA-CE
DER-PE

Sinapi – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil

O SINAPI é indicado como fonte oficial de referência de preços de insumos e de custos de composições de serviços pelo Decreto 7983/2013, que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, e pela Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.

Clique nos links abaixo e saiba mais (conteúdos externos):

SICRO – Sistema de Custos Rodoviários

O SICRO é uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo DNIT para manter atualizada a definição de custos, apta para estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras.

Acesse aqui e saiba mais (conteúdos externos):

ORSE – Sistema de Orçamento de Obras de Sergipe

O software ORSE- Orçamento de Obras de Sergipe, foi desenvolvido e é mantido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe- CEHOP há mais de dez anos, para atender à determinação contida nos artigos 8º e 9º de Lei Estadual nº 4.189 de 28.12.1999 que criou o Sistema Estadual de Registro de preços para Obras e Serviço de Engenharia.

Acesse aqui e saiba mais (conteúdos externos):

EMLURB – Empresa Municipal de Limpeza Urbana

A EMLURB disponibiliza o serviço de download da Tabela de Preços para Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, em vigor, elaborada pela Divisão de Orçamento, com o controle do Departamento de Projetos e Apoio Tecnológico da Diretoria de Manutenção Urbana. O objetivo é permitir ao usuário consultar ou imprimir a tabela de preços oficial da Prefeitura da Cidade do Recife, utilizada em todo Estado e por diversas instituições públicas e privadas.

Acesse aqui tabela desonerada:
www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/emlurb/eosei/tabela.php

Arquivo onerado pode ser disponibilizado pelo setor de orçamento deste sindicato.

COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento

O conjunto de composições de referência da COMPESA passa a ser chamado de Tabela COMPESA.

Acesse aqui: https://servicos.compesa.com.br/engenharia/

SEINFRA-CE – Secretaria da Infraestrutura

Criada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará em 2001, a tabela é atualizada pelo menos uma vez por ano.

Acesse aqui: www.seinfra.ce.gov.br/tabela-de-custos/

DER-PE – Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Pernambuco

Tabela Referência de Preços e Composições de Custos Unitários de serviços rodoviários realizados em Pernambuco.

Acesse aqui: www.der.pe.gov.br/web/der/exibir_noticia?groupId=4356545&articleId=32227950&templateId=4374185