Cursos

Público: O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é indicado como referência oficial para elaboração de orçamentos de obras contratadas com recursos do Orçamento Geral da União - OGU, conforme o Decreto Presidencial 7.983/2013, e pela Lei Federal 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. Todas as principais informações para uso correto deste Sistema estão disponibilizadas no Livro de Metodologias e Conceitos do SINAPI, bem como nos Cadernos Técnicos das composições aferidas e arquivos adicionais publicados pela Caixa. Este curso tem por objetivo treinar gestores públicos, associados e demais interessados sobre o conteúdo destes materiais, orientando como utilizá-lo de forma adequada.

Cargo Horária: 21h

Assunto: - Conceitos sobre Orçamento, Custos Diretos, Indiretos e BDI
- Formação de Preços de Insumos, Composições, Custo de Mão de Obra com Encargos Sociais, Custo de Mão de Obra Acrescida de Encargos Complementares, Custo de Administração Local e Metodologia de Formação dos Encargos Complementares;
- Organização dos Cadernos Técnicos, Tipos de Composições do SINAPI, Serviços de Transportes e Conteúdo dos Cadernos Técnicos;
- Exercícios práticos utilizando alguns itens de orçamento.

  • SINAPI 2019-1

  • Data: De 04/11/2019 até 08/11/2019
  • Horário: Das 17h às 21h15
  • Local: Sede do Sinduscon
  • Instrutor: Luciana Andrade e Vilbert Vasconcelos
  • Currículo: Especialização em Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura. Engenheira Civil, com experiência em obras públicas e privadas. Atualmente, é responsável pelo setor de pesquisas na área de orçamento do Sinduscon/PE, participando também
  • Valor Associado: 420.00
  • Valor não Associado: 525.00

Público: Com a demanda crescente de profissionais qualificados, este curso realizado em parceria com o Senai-PE tem o objetivo de proporcionar capacitação em nível de aperfeiçoamento profissional aos graduados em engenharia civil, arquitetos, projetistas e graduandos nos períodos finais, executando e fiscalizando serviços de instalação elétrica, aplicando as novas tecnologias dos processos construtivos (alvenaria convencional, estrutural, paredes de concreto, kits elétricos, etc.). Engenheiros, arquitetos, projetistas e outros profissionais do setor da Construção Civil.

Cargo Horária: 40h

Assunto: - Grandezas elétricas
- Eficiência energética
- Dimensionamento de condutores
- Dimensionamento de dispositivos de proteção
- Dimensionamento de eletrodutos
- Dimensionamento de demanda
- Cálculo de fator de carga
- Planta elétrica: diagrama unifilar
- Memorial de cálculo
Memorial descritivo
- Padrões de fornecimento de concessionária
- Análise de Projetos_compatibilização
- Análise de Projetos_processo construtivo
- Kits Elétricos
- Abordagem de geração de energia alternativa
- Instalações elétricas em BIM
- Orientação para planilha de orçamento e custo

Público: Profissionais envolvidos direta ou indiretamente nas licitações, contratações e gestão de obras, serviços e outras atividades de engenharia pública.

Cargo Horária: 20h

Assunto: - Aspectos legais envolvendo as modalidades licitatórias para obras e serviços de engenharia.
- Regimes de empreitada por preço unitário, preço global ou integral.
- Aspectos relativos à habilitação e classificação das propostas de preços.
- Aspectos legais relativos aos contratos e seus aditamentos.
- Principais dúvidas da Jurisprudência do TCU

Público: O objetivo do curso é que os participantes possam Interpretar o Regimento SiAC - Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, revisado em 2018, do PBQP-h - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, especialidade técnica Execução de Obras. Engenheiros, Arquitetos, Técnicos em Edificações, Profissionais de Controle e Sistemas de Qualidade.

Cargo Horária: 24h

Assunto: - Conceito e Propósito do PBQP-H
- Arranjo Institucional
- Conceito, Histórico e Abrangência do Siac
- Estrutura do SiAC: 2018/PBQP-H
- Interpretação dos Requisitos do SiAC:2018/PBQP-H
- Conceito de Planejamento estratégico, gestão de riscos e oportunidades
- Nivelamento dos Conceitos da NBR 15575:2013- Edificações Habitacionais - Desemepenho

Público: Com a demanda crescente de profissionais qualificados, este curso realizado em parceria com o Senai-PE tem o objetivo de proporcionar capacitação em nível de aperfeiçoamento profissional aos graduados em engenharia civil, arquitetos, projetistas e graduandos nos períodos finais, executando e fiscalizando serviços de instalações hidráulicas, aplicando as novas tecnologias dos processos construtivos. Situações de aprendizagem, problematização, busca de informações; aula expositiva com apoio de vídeos; demonstrações práticas, dimensionamento de projetos hidráulicos e projetos de instalações hidrossanitárias de edifício multifamiliar e/ou comercial. Engenheiros, arquitetos, projetistas e outros profissionais do setor da construção civil.

Cargo Horária: 40h

Assunto: Fundamentos de Hidrostática
Leitura e interpretação de projetos Hidrossanitários
Dimensionamento de reservatório /padrão de abastecimento
Projeto de reserva de incêndio
Dimensionamento de água fria/quente
Dimensionamento de esgoto
Dimensionamento de fossas ETE
Dimensionamento de águas pluviais Reservatório de acúmulo
com ou sem aproveitamento
Noções de dimensionamento com PEX (polietileno reticulado), o
PPR (polipropileno rendem) e o CPVC (policloreto de vinila clorado)
Memorial descritivo e dados para Manual de Uso e Operação

Público: As maiores patologias das edificações são decorrentes de infiltração, este curso pretende mostrar de forma clara os conceitos e termos de impermeabilização, conhecer os materiais, sistemas, entender o projeto, a especificação, as formas de aplicar, como controlar e fiscalizar de acordo com as principais tecnologias e atuar conforme os padrões das normas técnicas vigentes, otimizando todo o processo de impermeabilização, desde o projeto, obra até a sua manutenção. Arquitetos, Engenheiro, Técnicos em Edificações, Profissionais de Controle e Sistemas de Qualidade e de Gerenciamento de Compras.

Cargo Horária: 20h

Assunto: - Conceitos
- Termos Técnicos
- Materiais
- Sistemas de Impermeabilização
- Especificação
- Normas técnicas
- Projeto
- Execução
- Detalhes Construtivos
- Fiscalização
- Pós obra

Público: Engenheiros, arquitetos, projetistas e outros profissionais do setor da construção civil. O curso fará uma abordagem clara e direta para os atores do processo de obra, mostrando o que deve ser feito para o atendimento legal da NBR 15575. A abordagem demonstrará como são os registros necessários, na prática, para comprovação ao atendimento dos critérios da Norma e como validar os sistemas construtivos. Abordará também os reflexos jurídicos e demonstrará formas de medições e metodologias para atendimento. Tratará ainda do emprego de materiais e tecnologias, de forma a obter o melhor desempenho para a vida útil da edificação, o que é imprescindível para o atendimento às Certificações Ambientais, validando legalmente as edificações e o mercado da Construção.

Cargo Horária: 16h

Assunto: - Principais termos e definições;
- Incumbência dos intervenientes;
- Implantação, Adequação ambiental;
- Desempenho estrutural;
- Segurança contra incêndio;
- Segurança no uso e na operação;
- Funcionalidade e acessibilidade;
- Conforto tátil e antropodinâmico;
- Desempenho térmico;
- Desempenho acústico;
- Desempenho lumínico;
- Estanqueidade;
- Durabilidade e manutenibilidade;