página principal

Sinapi

Caderno Técnico de Verga, Contraverga e Fixação de Alvenaria

O SINDUSCON/PE questionou o fato de que tanto para vergas moldadas in loco quanto para as composições com vergas pré-moldadas, as composições se encontram abertas, com os insumos listados, no entanto, o coeficiente da mão de obra para pré-moldada é, significativamente, inferior às moldadas in loco.

O retorno recebido foi que os coeficientes de consumos dos itens componentes das composições foram obtidos por meio de medições em campo, dessa forma, esses valores expressam uma tendência do que foi efetivamente verificado. Esse trabalho de aferição das composições foi elaborado através de medições em canteiros de obra com apoio da FDTE – Fundação para Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia, instituição vinculada à USP e com parceria de outras renomadas instituições de pesquisa. Através dos dados levantados, foram avaliados a produtividade da mão-de-obra, o consumo de materiais e o emprego de horas de equipamentos para a execução dos mais diversos serviços. Ressaltam ainda que a peça pré-moldada também pode ser produzida em canteiro.

Questionado o fato de que, para o cálculo de consumos, em composições de portas com até 1,50 m de vão, considerou-se uma porta com 0,70 m de vão e transpasse de 10 cm para cada lado, quando, neste caso, a porta deve ter 0,60 m para que o vão na alvenaria seja de 0,70 m. Sendo assim, a porta representativa desta composição seria a de 0,60 m, que não é a mais comum dos projetos.

O SINAPI informou que o critério utilizado na escolha da dimensão adotada se dá com base nas medidas mais usuais encontradas em campo, conforme estudos da FDTE.

Questionado, também, o coeficiente de madeiras, nas composições de vergas moldadas in loco em concreto e moldadas in loco com utilização de canaleta.

O SINAPI informou que, para o consumo das peças de madeira nativa/regional 7,5 X 7,5 cm, e tábua de madeira 2,5 X 20 cm não aparelhada nas fôrmas e escoras de madeira, na memória de cálculo foram consideradas 5 utilizações.