página principal

Sinapi

Caderno Técnico de Transportes

Para a composição de “TRANSPORTE HORIZONTAL MANUAL, DE 30 M, DE COMPENSADO DE MADEIRA. AF_07/2016 (código 94942)” e “TRANSPORTE HORIZONTAL, VERGALHÕES DE AÇO, MANUAL, 30M. AF_06/2015 (código 91125)”, deve ser considerada para transporte de formas prontas? Não localizamos uma composição de transporte vertical que atenda este tipo de material, nem para madeira medida em metros cúbicos.

Sim, resposta da equipe do SINAPI juntamente relatanfo que o transporte horizontal das fôrmas no térreo pode ser decomposto em: recebimento até o estoque, estoque até a fabricação e fabricação até a torre. Com relação ao transporte do estoque até a fabricação, acreditamos que este, na maioria dos casos, seja menor que 15m, já estando contemplados nas composições da própria fabricação. Nos casos de transporte do recebimento até o estoque e da fabricação até a torre, consideramos que o orçamentista deve utilizar as composições de transporte de compensado e de tábuas/sarrafos, pois o esforço do painel fabricado é semelhante ao dos materiais que o compõe. É importante salientar que as composições de execução de fôrmas (principal) já contemplam os transportes entre a desmontagem e a nova montagem.

Verificou-se uma suposta incoerência na adoção do coeficiente direcionado para o servente na execução da composição TRANSPORTE HORIZONTAL, VERGALHÕES DE AÇO, MANUAL, 30M. AF_06/2015 (cód. 91125) encontra-se com coeficiente do servente de 0,0051h/kg, o que significa que, em uma hora, serão transportados cerca de 196kg de aço. Tomando como exemplo um vergalhão de 10.0, considerando para o mesmo uma conversão de 0,63kg/m, irão ser transportados em uma hora cerca de 52 vergalhões com 6m, manualmente, numa distância de 30 metros. Esta produtividade nos parece superdimensionada, qual esclarecimento sobre esta questão?

Informado de que o coeficiente da composição de transporte horizontal de vergalhões de aço foi obtido com base na análise do transporte de vergalhões com diversos diâmetros (5mm; 6,3mm; 8,0mm; 10mm; 12,5mm; 16mm; 20mm; 25mm e 32mm). Após reanálise dos dados obtidos em obra, verificou-se que o coeficiente de 0,0051 h/kg é adequado para representar transporte horizontal de vergalhões de aço.