página principal

Sinapi

Caderno Técnico de Concreto

O SINDUSCON/PE solicitou o acréscimo da descrição “SEM LANÇAMENTO” as composições de produção de concreto.

O SINAPI informou que os Cadernos Técnicos de Composições para Produção de Concreto são específicos para a produção (fabricação) do concreto.
Informou que os Cadernos Técnicos de composições para Concretagem para Estruturas de Concreto Armado indicam no item 4 (Critérios para quantificação dos serviços) o tipo de lançamento (com balde, com baldes e sistemas de polias para elevação, com grua, com bomba, com jericas transportadas por elevador de cabo, com jericas transportadas por elevador cremalheira).

O SINDUSCON/PE questionou se o consumo dos insumos para produção do concreto foi baseado em cálculos a partir dos traços e nos parâmetros utilizados? Questionou se estes consumos não deveriam ser fruto de aferições no campo já que, na prática, as obras não dispõem de balança ou equipamentos para atingir a precisão no consumo determinado para estes insumos?

O SINAPI informou que os coeficientes das composições constantes nos Cadernos Técnicos de Composições para Produção de Concreto, segundo a FDTE (Instituição contratada para aferição das composições), foram originados “dos dados coletados provenientes de coletas dos diferentes serviços onde se utilizava concreto preparado em obra”.

O SINDUSCON/PE também questionou se o traço indicado na composição não pode ser referente a volumes de materiais, a exemplo dos traços presentes no Caderno Técnico de Argamassa, já que a confecção em obra é medida através de padiolas.

O retorno do SINAPI foi que, como é sabido, existem diversos fatores que influenciam na resistência e qualidade do concreto, como: relação água/cimento, a forma dos grãos e a conformação superficial dos agregados, tipologia da areia (com presença ou não de material argiloso), etc.
Assim sendo, os coeficientes dos insumos que compõem um traço, referem-se a um traço “Referencial”, visto que para a determinação de “Resistência Característica” de um determinado concreto, deve ser efetuado estudo de dosagem, ajustando-se o traço em função da natureza dos materiais efetivamente disponíveis na região da obra, visto que, para todas as regiões do Brasil existe uma grande variedade e diversidade de agregados.