página principal

Sinapi

Cadernos Técnicos de Cobertura e Telhamento

O SINDUSCON/PE questionou o fato de que, diferentemente do que foi publicado em Consulta Pública, a árvore de fatores considerada para publicação do Caderno Técnico não levou em consideração se o serviço era em residencial de múltiplos pavimentos, térreo/sobrado residencial ou térreo/sobrado institucional. Então, com relação aos coeficientes, levou-se em consideração apenas os do térreo/sobrado institucional, desconsiderando os coeficientes aferidos para o térreo/sobrado residencial. Se a composição deve atender às duas modalidades, os coeficientes não deveriam estar balizados entre as duas aferições?

O SINAPI informou que foi adotada a composição em questão por ser a composição mais representativa das obras em que o SINAPI é utilizado como Sistema de Referência.

O SINDUSCON/PE também questionou sobre as tábuas necessárias para caminhada dos montadores sobre a estrutura do telhamento, que não está prevista na composição. Foi perguntado se existe composição complementar que represente este custo?

O SINAPI informou que o esforço de montagem das tábuas para deslocamento dos montadores está incluído nas composições. Porém, as tábuas não são consideradas como insumos na composição, são reaproveitadas ao longo da obra e servem como apoio para vários serviços. Como exemplo do mesmo entendimento, temos os andaimes/ plataformas para apoio na execução de revestimentos de parede e pinturas.