página principal

Sinapi

Cadernos Técnicos das Composições de Instalações de Canteiro de Obras Lote 1

Nas composições para EXECUÇÃO DE REFEITÓRIO EM CANTEIRO DE OBRA, o SINDUSCON/PE verificou que a cozinha não está isolada da área de refeição, no projeto modelo, o que dificultaria a distribuição dos alimentos, a sua conservação e limpeza.

O retorno recebido foi que o modelo proposto trata-se de refeitório, sem cozinha (apesar da presença de fogão, pia, geladeira e bebedouro), e que não há restrições quanto a manter o local para aquecimento, bebedouro dentre outros, no mesmo ambiente. Ressaltam que o modelo não está preparado para a manipulação/confecção de alimentos, apenas aquecimento. E que a previsão de cozinha é obrigatória para o caso de alojamento em obra, situação diversa da prática nas obras urbanas, segmento atendido pelo SINAPI.

Também não foram localizados os lavatórios que deveriam estar internos ou externos, mas que são anexo ao refeitório, segundo a NR 18, item 18.4.2.11.2 (“f”).

A equipe do SINAPI acatou a observação, vindo a incluir o lavatório na composição inserida no sistema.

Algumas composições possuíam lâmpadas incandescentes o que está em desacordo com a determinação de não-comercialização destes produtos.

A equipe do SINAPI informou que não existem mais composições com lâmpadas incandescentes no sistema, todas já foram devidamente substituídas, incluso as da Consulta Pública, alteradas mediante questionamento.

Nas composições para EXECUÇÃO DE SANITÁRIO E VESTIÁRIO EM CANTEIRO DE OBRA, EM CHAPA DE MADEIRA COMPENSADA. AF_12/2015 (cód. 03.CANT.OBRA.004) e EXECUÇÃO DE SANITÁRIO E VESTIÁRIO EM CANTEIRO DE OBRA, EM ALVENARIA. AF_12/2015 (cód. 03.CANT.OBRA.008), não foram localizados acessórios como saboneteira e suporte para toalha, conforme NR 18: “18.4.2.8.4. Deve haver um suporte para sabonete e cabide para toalha, correspondente a cada chuveiro.”

O retorno recebido foi que em um primeiro momento não incluirão mobiliário nem itens como papeleira, suporte para sabonete e toalha, nas instalações de canteiro. Esses insumos não existem na coleta do IBGE e o SINAPI entende que os mesmos poderão ser adicionados pelo projetista no orçamento.

O SINDUSCON/PE alertou para o fato de que, na composição EXECUÇÃO DE GUARITA, EM CHAPA DE MADEIRA COMPENSADA, NÃO INCLUSO MOBILIÁRIO, havia um engano no coeficiente de CABO DE COBRE FLEXÍVEL ISOLADO, 1,5 MM², ANTICHAMA 450/750 V, PARA CIRCUITOS TERMINAIS - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO. AF_12/2015, bem como no de CABO DE COBRE FLEXÍVEL ISOLADO, 2,5 MM², ANTICHAMA 450/750 V, PARA CIRCUITOS TERMINAIS - FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO. AF_12/2015, onde estava previsto 1 m de cabo para cada metro de eletroduto.

O SINAPI informou que a composição 93585 de Execução de Guarita em chapa de madeira compensada foi revisada e que já foram realizadas as devidas alterações nos coeficientes dos itens referentes à instalação elétrica.