Canal do Filiado

Prevenção

Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção no Estado de Pernambuco

A Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco, criada pelo Sinduscon-PE e desenvolvida com o patrocínio do Sebrae-PE, possui 20 anos de atuação.
A ação surgiu da necessidade de fomentar junto ao empresário da construção e ao trabalhador dos canteiros de obras uma consciência prevencionista focada na redução dos acidentes do trabalho.

Pode-se afirmar que a adoção de práticas de segurança e respeito às normas regulamentadoras, notadamente a NR18, já está inteiramente integrada às rotinas da maioria das empresas da construção civil, com destaque para as associadas à entidade representativa do setor, o Sinduscon-PE.

Projetos em destaque - Com funcionamento ininterrupto, a equipe da campanha é coordenada pelo engenheiro Beda Barkokébas e conta com engenheiros e técnicos de segurança, além dos estagiários, todos subordinados à diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho do Sinduscon-PE.
Dos cinco projetos que a compõe, três ganharam maior repercussão no dia a dia do seu público alvo: 1- Pesquisa das Condições Inseguras em Obras de Construção Civil em Pernambuco, 2 - Treinamento do Trabalhador em Práticas de Prevenção de Acidentes na Construção Civil e 3- Perfil Sócio Educacional do Trabalhador da Construção Civil no estado de Pernambuco.

Técnicos nas obras - O primeiro projeto em questão prevê a visitação dos canteiros de obras por integrantes da campanha com o objetivo de aplicar um check-list identificando a obediência às regras de segurança, além de potenciais situações de risco. Nesses casos, a equipe orienta a solução adequada à cada situação encontrada. Após as visitas, são emitidos relatórios para o engenheiro responsável pela obra e para a direção da construtora.
Cerca de um mês depois, a equipe de segurança do Sinduscon-PE retorna aos canteiros visitados a fim de checar se as orientações foram seguidas. A visitação não tem caráter punitivo, e sim orientativo e preventivo. Atualmente, além de canteiros localizados na Região Metropolitana do Recife, a campanha abrange edificações também em cidades do interior como, Petrolina, Garanhuns e Caruaru.
Para montar o roteiro das visitas, é feito um mapeamento de obras pelos estagiários da campanha. No entanto, as empresas associadas ao Sinduscon-PE, cientes da campanha, também entram em contato com a coordenação a fim de agendar suas obras.

Capacitação - Uma vez que conscientiza o trabalhador da construção da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs e Equipamentos de Proteção Coletivas - EPCs não só para a manutenção de sua integridade física, como também dos demais operários em seu entorno, sem falar nas famílias que dependem desses funcionários, o Treinamento em Práticas de Prevenção de Acidentes se configura como uma das ações mais importantes da campanha. Atualmente o treinamento é dividido em dois módulos: Treinamento em Saúde e Treinamento em Segurança, ambos ministrados dentro dos canteiros de obras.

No Treinamento em Saúde são abordados desde Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST, alcoolismo e trabagismo, até noções de primeiros socorros. Já no Treinamento em Segurança, o conteúdo programático envolve itens como a NR 06 (Equipamentos de Segurança Individual), NR18 ( Segurança na Indústria da Contrução Civil), a NR35 ( Trabalho em altura), combate à principio de incêndios, instalações elétricas, medidas de proteção contra quedas, organização dos canteiros e até gerenciamento dos resíduos produzidos nos canteiros.

Um fator facilitador dos resultados obtidos com o treinamento foi a quase erradicação do analfabetismo entre os trabalhadores dos setor, meta conquistada através do programa "Afabetizar é Construir", desenvolvido em parceria com o Sesi-PE.

Perfil - A Campanha de Prevenção de Acidentes promove a entrevista de profissionais da construção civil atuantes nos canteiros de obras, com o objetivo de colher informações para compor o perfil sócio-educacional desse contingente. De posse desses dados, não só a diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho do Sinduscon-PE, como também outras diretorias da entidade, estão aptas a desenvolverem projetos que vão ao encontro dos anseios desses públicos.

Todos os projetos desenvolvidos pela campanha são gratuitos e atingem tanto construtoras associadas quanto não associadas. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, após a implantação da campanha o número de acidentes de trabalho no setor da construção reduziu drasticamente, inclusive os fatais, desmistificando ainda o comentário enganoso de que a construção é o setor econômico que contabiliza mais acidentes de trabalho no país e no estado.

Cabe ainda destacar que com a consolidação das certificações de qualidade à exemplo da ISO e da adoção do Plano Nacional de Resíduos Sólidos o controle dos procedimentos dentro dos canteiros foi ainda mais intensificado, fato que repercutiu positivamente também na segurança do trabalhador.