Prêmio

nome do evento

19º Prêmio Sinduscon de Jornalismo

Em 2016, o Prêmio Sinduscon de Jornalismo chega a sua 19ª edição. O concurso tem o objetivo de estimular na classe jornalística a discussão sobre o papel da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco sob os aspectos social, urbano, econômico e de sustentabilidade.

O 19º Prêmio Sinduscon de Jornalismo é regido pelo regulamento (DOWNLOAD ABAIXO), cabendo à comissão de julgamento, por maioria absoluta, decidir sobre os casos aqui não inclusos.

Confira os premiados

Nesta sexta-feira, 02, foram anunciados durante a confraternização de final de ano do Sinduscon-PE os trabalhos vencedores do Prêmio Sinduscon de Jornalismo, que completou em 2016 19 anos de realização contínua. Na casa de recepções Arcádia Paço Alfândega foram premiados os primeiros colocados de cinco categorias: Telejornalismo, Jornalismo Online, Fotojornalismo, Impresso Série e Impresso Isolada.

- Telejornalismo - Elaine Santana - TV Jornal - Casa própria X Crise

- Fotojornalismo - Alexandre Gondim - Jornal do Commercio - Sorte dos Beneficiados

- Jornalismo Online - Anamaria Nascimento - Diário de Pernambuco - A história por trás dos casarões da Rui Barbosa

- Jornalismo Impresso Série - Ângela Belfort - Jornal do Commercio - Série Fora dos Trilhos

- Jornalismo Impresso Isolada - Thatiana Pimentel - Diário de Pernambuco - Há Vagas

Nesta edição, foram inscritos 31 trabalhos publicados em veículos de comunicação pernambucanos. A média anual nessas quase duas décadas de existência é de 20 a 25 trabalhos. Para o vice-presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón, à frente da organização do certame, a participação dos jornalistas e fotojornalistas é fruto do trabalho de relacionamento com a imprensa que vem sendo feito pelo Sinduscon-PE ao longo desses anos, sempre buscando atender à demanda da mídia, se posicionando sobre os mais diversos temas que impactam direta e indiretamente no setor da construção civil. "Construímos uma relação de diálogo. Hoje a imprensa sabe que estamos à postos para nos posicionarmos, e ainda estamos cada vez mais atentos ao que os veículos publicam sobre nosso setor e a como a sociedade interpreta essas informações", considera ele.

Os trabalhos foram escolhidos a partir do debate desenvolvido pelos membros da comissão julgadora, que não emitem notas e sim entram em um consenso. A comissão deste ano foi formada por dois jornalistas, dois arquitetos e um representante do Sinduscon-PE.

Cada trabalho vencedor é contemplado com o valor de R$2 mil. Desde o ano passado, tanto as inscrições quanto o envio dos materiais são feitos unicamente por meios digitais, evitando o uso de papel. Uma atitude consonante não só com as novas plataformas de informação em uso como também com a visão de sustentabilidade disseminada pela entidade através do Movimento Vida Sustentável