O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2013

Nacional - Empresários e dirigentes discutem temas da construção durante 85º ENIC

Mais de 1.500 empresários da cadeia produtiva da construção civil estiveram reunidos em Fortaleza, de 02 à 04 de outubro, para participar do 85º Encontro Nacional da Indústria da Construção - ENIC , que nesta edição teve como tema "O futuro que vamos construir juntos". O evento, considerado hoje o mais importante do ponto de vista estratégico para o setor em caráter nacional, esteve sediado no Centro de Eventos do Ceará e recebeu caravanas de diversos estados, entre eles Pernambuco. Durante três dias, empresários, assessores, diretores e presidentes dos sindicatos da construção e associações do mercado imobiliário se dividiram entre as diversas palestras divulgadas na programação.

Nessas ocasiões, foram tratados assuntos relativos aos vários segmentos do setor construtivo, como obras públicas, mercado imobiliário e obras privadas, além de pontos indispensáveis para o andamento do setor à exemplo das legislações e da sustentabilidade.

Formatação - A programação girou em torno de cinco comissões especiais: Comissão da Indústria Imobiliária, Comissão de Obras Públicas, Comissão do Meio Ambiente, Comissão de Política e Relações Trabalhistas e Comissão de Materiais , Tecnologia, Qualidade e Produtividade. Além de quatro fóruns: Advogados, Banco de Dados, Empresas Prestadoras de Serviços e Ação Social. Trata-se de comissões e fóruns permanentes na Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC , que se reúnem periodicamente. O vice-presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón, lidera a Comissão de Meio Ambiente.

O ENIC é uma iniciativa da CBIC e este ano teve a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura, estavam a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; o governador do Ceará, Cid Gomes; o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda e o prefeito de Fortaleza; Roberto Cláudio