página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2016

Espaço LarVerdeLar

Espaço LarVerdeLar

"Desafios e vantagens do Primeiro edifício registrado LEED v4 no Brasil" foi o título da palestra proferida pelo engenheiro ambiental Vitor Tosetto, LEED AP BD+CV, Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP), durante o Greenbuilding Brasil Summit Nordeste. Tosetto apresentou o primeiro projeto do Brasil desenvolvido para atender a certificação LEED v4 BD+C : o Espaço LarVerdeLar. Trata-se do edifício que será utilizado como sede de operações da empresa Controle, em Governador Valadares, MG.
"Os desafios impostos pela nova versão da certificação LEED motivaram a Equipe de Projetos a elencar números de desempenho expressivos. Por outro lado, identificou-se muitas oportunidades a serem exploradas pelo mercado brasileiro", disse o engenheiro.
A palestra teve como objetivo compartilhar com os ouvintes a experiência obtida para atender os requisitos de sustentabilidade do LEED v4.

Localizado em uma região historicamente quente, o edifício foi projetado para operar sem o uso de ar-condicionado. Com a aplicação da Arquitetura Bioclimática, foi possível garantir o conforto térmico dos ocupantes. Segundo Tosetto, com o aproveitamento da iluminação natural, uso de luminárias led e o apoio das placas fotovoltaicas, o Espaço LarVerdeLar alcançou a incrível marca de 82% de redução do consumo de energia.
Ainda de acordo com o engenheiro, é prevista uma economia de água da ordem de 78%, com uso de estratégias que reduzem o consumo interno e externo, além do aproveitamento de água de chuva. "O projeto de gestão de resíduos da construção da edificação tem como meta evitar que 75% do volume gerado não seja destinado para aterros", informou.