página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2016

Avaliação do ciclo de vida das edificações - O impacto que a edificação traz o meio ambiente e ao espaço urbano

Em estudo recente, comprovou-se que que o custo de uma edificação ao longo do seu ciclo de vida é bem maior durante o seu uso do que na sua construção. Estima-se que 80% desse custo remeta ao período de uso e operação do empreendimento, e apenas 15% à idealização, concepção do projeto e construção. Diante dessa informação, faz-se necessário uma avaliação cada vez mais profunda do ciclo de vida da edificação.

Tal avaliação consiste no estudo completo dos impactos gerados em todo o ciclo de vida de uma edificação, desde a extração dos materiais que serão utilizados no edifício até a demanda por água e energia, manutenção, resíduos gerados, até o fim da vida útil com a sua demolição.

O assunto foi abordado no dia 14 de setembro, às 19h30, no segundo painel do Greenbuilding Brasil Summit Nordeste, em palestra ministrada pela consultora de projetos sustentáveis Cinthia Kawano e pela coordenadora de consultoria ambiental, Pamella Kanh, da Sustentech Desenvolvimento Sustentável, sediada em São Paulo.

As especialistas analisaram estudos de caso destacando os benefícios da ACV em edifícios, bem como a importância da análise como ferramenta de quantificação do impacto ambiental e operacional na etapa de projeto.