página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2016

Greenbuilding Brasil Summit Nordeste foi palco de debates durante a X Ficons Museu Du Quai Branly, na França, uma das primeiras construções modernas a adotar conceitos sustentáveis em sua arquitetura

Greenbuilding Brasil Summit Nordeste foi palco de debates durante a X Ficons

Cada vez mais presente na cadeia produtiva da Construção Civil, a sustentabilidade tem impulsionado a pesquisa de novos materiais, sistemas e métodos construtivos. O tema também tem fomentado a revisão de antigas normas e leis e a criação de outras. Diante desta dinâmica, o Sinduscon-PE, em parceria com a GreenBuilding Brasil, promoveu o GreenBuilding Brasil Summit Nordeste, nos dias 14 e 15 de setembro, das 17h às 22h.

Nesta edição de 2016, que aconteceu paralelamente à X Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção - Ficons, o seminário foi composto por quatro painéis - Eficiência Energética, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Materiais e Edifícios, Comunidades Sustentáveis e Edifícios e Infraestrutura Verde.

Ao todo, foram sete palestras proferidas por especialistas com reconhecimento internacional em suas áreas de atuação, com espaço para debate junto aos participantes de cada uma delas. As palestras foram ministradas em um auditório dentro do pavilhão de eventos do Centro de Convenções de Pernambuco diante de um público de cerca de 150 participantes, entre construtores, fabricantes, engenheiros, professores e estudantes universitários.

Concluída a programação de palestras, no dia seguinte o Sinduscon-PE promoveu ainda uma visita técnica guiada ao Sheraton Reserva do Paiva e ao complexo multiuso Reserva Camará, em Camaragibe, obra referência na adoção de práticas e métodos construtivos sustentáveis no Nordeste, recebedora de diversos prêmios no país, entre eles, o Prêmio Fiepe de Sustentabilidade e o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social.

Um resumo das palestras proferidas durante o Greenbuilding Summit Nordeste pode ser conferido no site www.movimentovidasustentavel.com.br. Confira aqui algumas dos temas discutidos durante o evento.