página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2016

Raio X da Ficons 2016

Raio X da Ficons 2016

Foram mais de 200 expositores, entre fabricantes e prestadores de serviços atuantes na cadeia produtiva da construção civil presentes na X Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção - Ficons, reafirmando o evento bienal como o maior voltado para o setor no Norte e Nordeste do país.

Em sua décima edição, a Ficons manteve a característica multissetorial, com expositores desde a área de revestimentos e acabamentos, tintas e pigmentos especiais, ferragens, metais e louças sanitárias, passando pela parte mais voltada para a estrutura da obra, como cimento, argamassas, linhas de ferramentas, tubulações hidráulicas e sistemas elétricos, até as grandes máquinas, como geradores, motoniveladoras e pavimentadoras.

Uma característica que se mostrou mais forte nesta edição foi a apresentação de equipamentos e soluções sustentáveis, como as voltadas para adoção de energia solar tanto para empreendimentos em construção quanto para condomínios já estabelecidos, além de produtos voltados para o saneamento básico e o reuso da água, revelando uma preocupação cada vez mais premente do setor e do seu consumidor final com a escassez de recursos básicos, aliada à crescente crença no potencial de transformação de materiais recicláveis.


A palavra é confiança - A atmosfera de confiança gerada pela entidade com a realização da Ficons 2016 fez com que houvesse uma grande adesão dos expositores nos últimos meses que antecederam a realização da feira. "São empresários que passaram por situações difíceis nos últimos dois anos, impactados pela crise econômica com queda da produtividade da construção civil, e que hoje, com essa demonstração na Ficons, dão o recado de que os negócios estão voltando", diz. Como nas feiras anteriores, a Ficons encerrou com diversos expositores reiterando a sua intenção de retornar em 2018, com espaços ainda maiores.