página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2016

Ficons 2016 anima cadeia produtiva da construção Abertura contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, à direita, e do presidente da EMLURB, Roberto Gusmão. À esquerda, o presidente do Sinduscon-PE, Gustavo de Miranda, e o vice-presidente da entidade, José Antônio

Ficons 2016 anima cadeia produtiva da construção

Realizada em meio à crise econômica e política que tomou conta do país, a X Feira Internacional de Materiais, Equipamentos, produtos e Serviços para a Construção - Ficons, ocorrida de 13 até 17 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, cumpriu o seu papel e sagrou-se de fato um marco para a retomada do indicador de confiança da cadeia produtiva da construção.

O ânimo gerado pegou de surpresa tanto o Sinduscon-PE, realizador do evento, cujas expectativas foram excedidas, até os expositores, estes com diversos depoimentos de que não acreditavam em um resultado tão positivo diante do atual cenário, inclusive sinalizando para um espaço maior na Ficons 2018.

"Os depoimentos de fabricantes e representantes sobre negócios fechados ainda durante o evento e outros iniciados durante a X Ficons nos dão a certeza de que foi ultrapassada a meta de R$100 milhões em negócios gerados a partir de um primeiro contato no pavilhão", considera o presidente do Sinduscon-PE, Gustavo de Miranda.

De acordo com a Assessor, empresa responsável pela organização e comercialização da Ficons, foram credenciados 25.780 visitantes durante os cinco dias, sendo 69% de público masculino e 30% feminino. Como esperado por ser sede, Pernambuco foi o principal estado de origem dos visitantes, tendo o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Alagoas como outros de presença significativa. Ao todo foram registrados 24 estados representados na X Ficons.

Dentre o público visitante, as profissões de maior destaque foram empresário (15,2%), engenheiro civil (10,8%), estudante de nível superior (11,5%), seguidos por técnicos de edificações e obras, comerciantes, arquitetos e designers.