página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 04 - 2016

Building Information Modelin é tema de curso promovido pelo Sinduscon-PE

Building Information Modelin é tema de curso promovido pelo Sinduscon-PE

Em 2016, o Building Information Modeling - BIM marcou presença em Pernambuco não só em eventos promovidos pelo Sinduscon-PE, como o Seminário BIM, ocorrido no dia 09 de junho, e a reunião do Fórum Pernambucano de Construção Sustentável, do mês de abril, como também foi tema do curso em Gerenciamento em BIM promovido através da diretoria de Custos e Materiais do Sinduscon-PE.
O curso foi iniciado na segunda quinzena de julho e teve nos dias 24 e 25 de novembro a sua conclusão.
De acordo com a engenheira Luciana Andrade, uma das responsáveis pela sua organização, o curso possui cinco módulos.

Módulo I - Estrutura + Projeto Arquitetônico
Módulo II - Instalações Elétricas e Hidrossanitárias
Módulo III - Compatibilização
Módulo IV - Orçamento e Planejamento
Módulo V - Gerenciamento do Prazo e do Custo da Obra.000

Participaram 18 pessoas, entre engenheiros, arquitetos e pessoal da área administrativa das empresas de construção. Segundo Luciana Andrade, o networking formado foi um dos melhores resultados do curso. «Houve muita troca de experiência e de conhecimento», destaca ela.00000

Para a aluna Eliana Penaforte, da Econor Engenharia, atuante na área de orçamento, o curso ampliou muito o seu conhecimento sobre o tema. «Foi uma experiência muito positiva».

A opinião foi compartilhada pela arquiteta Sofia Nóbrega, colaboradora da Itaoca Engenharia «Minhas impressões foram as melhores possíveis, uma vez que o curso abordou o BIM nas diversas disciplinas que fazem parte dessa plataforma». «Começamos desdeo início, a partir da modelagem até a fase do planejamento. Foi muito esclarecedor e abriu nossos olhos para o fato de que ainda temos bastante o que estudar e se especializar», completa a arquiteta.


Segundo Sérgio, da JME Engenharia, o curso abre toda uma perspectiva de um futuro que já é presente.
«A gente precisa começar realmente a trabalhar nisso. Acredito que a partir de 2017 a gente já comece a treinar mais pessoas na empresa para que eles comecem efetivamente a trabalhar com o início da ferramenta BIM. Depois, aos poucos, vamos implantando as demais fases do programa», diz. «Valeu muito a pena participar do curso. A mente da gente vai abrindo e as possibilidades aumentam», considerou ele.


O tema BIM ainda é considerado muito novo no país e no estado e várias barreiras ainda precisam ser quebradas, como a maior atenção à comunicação entre os setores da empresa envolvidos na obra, assim como o investimento em softwares, cujos valores ainda são caros para o padrão atual.

Legenda/ Foto: Atrás, os 18 profissionais que concluíram o Módulo V do curso. Na frente, o instrutor Samuel Carvalho,
o diretor de Custos e Materiais do Sinduscon-PE, Paulo Cunha, e o instrutor Alex Amarante.