página principal

Comunicação

O Construtor

Revista o Construtor | Ed. Nº 03 - 2013

Minha Casa, Minha Vida - Caixa e PCR unem esforços para alavancar programa de habitação

Minha Casa, Minha Vida - Caixa e PCR unem esforços para alavancar programa de habitação

De olho nas oportunidades geradas pelo programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, a Prefeitura do Recife anunciou no Sinduscon-PE, em 19 de agosto, a intenção de iniciar a construção ainda este ano de mais de mil unidades habitacionais voltadas para a Faixa 01. A informação foi dada pelo secretário de Habitação da PCR, Eduardo Granja, presente na reunião. O secretário apresentou o pacote de chamadas públicas relativas à construção dos habitacionais.

Tais chamadas foram realizadas em agosto e setembro envolvendo cinco editais que, juntos, somaram 1.280 novas moradias e um orçamento de cerca de R$70 milhões. As propostas foram abertas no decorrer do mês de setembro.

Durante a reunião, foram destacados entraves como a escassez de terrenos na capital pernambucana, aliás um problema enfrentado pela maioria das capitais. Bastante questionado por alguns empresários, Granja foi enfático ao afirmar que é de total interesse da prefeitura deslanchar o Minha Casa, Minha Vida e que toda a equipe está trabalhando no sentido de dirimir os entraves a fim de viabilizar da melhor forma possível os projetos, envolvendo das unidades habitacionais à infraestrutura em seu entorno. Como contrapartida da prefeitura, também houve a doação de terrenos. O secretário pediu o mesmo engajamento por parte do empresariado.

A credibilidade do projeto foi intensificada com a presença, no encontro, do superintendente da Caixa Econômica Federal - CEF, Paulo Nery e da gerente de Habitação, Eveline Martins. Nery deixou claro que a instituição dedicaria atenção especial ao projeto da PCR.