O Movimento

Conheça mais sobre o Movimento Sustentável

O Movimento Vida Sustentável (MVS) representa um marco na história da construção civil em Pernambuco e no Brasil. Seu objetivo é propagar para o setor da construção civil e suas envolventes – fornecedores, consumidores, poder público, empresários - métodos, práticas e soluções que já são utilizadas Estados Unidos e no continente europeu. Aliado a este esforço visa estimular, discutir e divulgar as pesquisas e práticas locais, sob os princípios da sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural, servindo de instrumento para o mais profundo debate e consequente divulgação a toda a sociedade.

Sua formação traz à tona temas como a gestão dos resíduos, o reuso da água, a eficiência energética, comunidades sustentáveis, entre outros, buscando aperfeiçoar e modernizar a indústria da construção civil, introduzindo progressivamente os princípios da construção sustentável.

Seu histórico remete a 2002, com a resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), emitida em 5 de julho daquele ano, referente à política de gestão de resíduos. Para discutir as formas de viabilizar esse processo nos empreendimentos, o SINDUSCON/PE iniciou uma programação intensa de debates, cursos e capacitações, em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco, a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e o Sebrae.

No início, o grupo de reunia mensalmente na sede do SINDUSCON/PE e semanalmente, promovia cursos e eventos temáticos no mesmo local. Esse formato permaneceu até 2009, quando precisou ser revisto em virtude da crescente dimensão que a iniciativa tomou.
Assim, esse espaço de diálogo e discussões técnicas começou a abordar outras demandas e com o crescimento do seu raio de ação, passou a se chamar Fórum Pernambucano de Construção Sustentável, sob a coordenação de Serapião Bispo e Renildo Guedes. Assim como no princípio, as reuniões permanecem ocorrendo na primeira quarta-feira do mês e são abertas à sociedade.

Hoje o MVS engloba várias ações além dos Fóruns, como o Seminário Pernambucano de Construção Sustentável, a SUSTENCONS – Feira da Sustentabilidade na Construção, cursos de capacitação, entre outras. Há inclusive um protótipo de uma casa sustentável construída no pátio externo da sede do Sindicato, sempre aberta para visitação.