Governo de Pernambuco realizará investimento de R$ 204 milhões na RMR - Sinduscon PE

Governo de Pernambuco realizará investimento de R$ 204 milhões na RMR

17/09/2021 - Fonte: Pernambuco.Com - Economia

Durante uma série de visitas a municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), realizada nesta sexta-feira (17), o governador Paulo Câmara anunciou um investimento de aproximadamente R$ 204 milhões na região. De acordo com a gestão estadual, os aportes serão realizados por meio do Plano Retomada, que prevê a realização de investimentos públicos para estimular a geração de empregos e o ambiente de negócios no estado.
No município de Abreu e Lima, Paulo Câmara autorizou o início das obras de requalificação da rodovia PE-18, no trecho de ligação entre a BR-101, em Paulista, e a Penitenciária Mourão Filho, no bairro de Caetés II, com extensão de 3,6 quilômetros. A estimativa é de que as obras, que deverão ser concluídas dentro de seis meses, recebam um aporte de R$ 7 milhões.

“Uma das grandes propriedades do Plano Retomada tem sido a restauração e pavimentação da malha viária do Estado, além do abastecimento de água e esgotamento sanitário. Somando tudo isso, estamos tendo condições de, em um momento como este, poder gerar emprego e renda, melhorando a qualidade de vida nas cidades pernambucanas”, destacou Paulo Câmara.

A PE-18 deverá ser contemplada com intervenções de terraplanagem, drenagem, recuperação do pavimento, sinalização vertical e horizontal, incluindo a delimitação da entrada e saída de veículos da faixa de domínio, restauração da ponte e do guarda-corpo para garantir a segurança dos pedestres, além da pintura de 11 abrigos de ônibus. O projeto de reestruturação da via inclui, ainda, a instalação de dispositivos hidráulicos como bocas de lobo, sarjetas, meio fios, bueiros, descidas d’água e dissipadores de energia, o que vai possibilitar uma melhor fluidez do tráfego em dias chuvosos.

De acordo com a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, as obras vão garantir mais segurança. “A recuperação desse trecho da PE-018 vai facilitar a locomoção dos trabalhadores das indústrias que estão instaladas nas margens da rodovia, reduzindo o tempo da viagem. Além disso, também levará fluidez para o escoamento da produção dessas empresas, gerando cerca de 100 empregos diretos na fase de obras, em um momento significativo de retomada da economia”.

Ainda em Abreu e Lima, o governador autorizou o início das obras do Sistema Adutor Arataca II. Com recursos da ordem de R$ 120 milhões, o projeto prevê a implantação de uma segunda captação de água no Rio Arataca, em Goiana, com vazão de 500 litros por segundo, que será integrada ao Sistema Produtor de Botafogo. A inciativa permitirá um incremento de 40% na atual capacidade de produção do sistema, proporcionando uma redução significativa no regime de racionamento nas cidades de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda, beneficiando cerca de 750 mil pessoas.

No município do Cabo de Santo Agostinho, o governador autorizou o início das obras de implantação e pavimentação da PE-33, no segmento que vai da PE-060 até o Engenho Mercês, que dá acesso aos Campi da UFRPE e do IFPE. A intervenção está orçada em R$ 30,4 milhões, sendo R$ 12 milhões provenientes de emenda da bancada federal de Pernambuco, e deverá gerar cerca de 130 empregos, com previsão de conclusão dentro de 18 meses. A pavimentação da PE-033 beneficiará diretamente mais de 44 mil pessoas, incluindo estudantes e servidores da UFRPE e do IFPE.

O governador também autorizou a licitação das obras de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Itapuama, que prevê o assentamento de dois quilômetros de rede coletora de esgoto e cerca de 400 ligações na localidade. As obras são complementares à primeira etapa do SES Itapuama, e contam com um aporte de R$ 2 milhões, contemplando duas mil pessoas.

Por último, Paulo Câmara vistoriou as obras da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário do Cabo de Santo Agostinho. O projeto prevê o assentamento de 25 quilômetros de rede coletora, instalação de mais de três mil ligações domiciliares, além da implantação de quatro estações de bombeamento e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Estão sendo investidos R$ 44,5 milhões na obra, para atendimento aos bairros da Cohab, Charnequinha, São Judas Tadeu e Centro, contemplando cerca de 22 mil pessoas.