Pernambuco teve participação de 2,9% no setor da construção em 2018 - Sinduscon PE

Pernambuco teve participação de 2,9% no setor da construção em 2018

28/05/2020 - Fonte: Pernambuco.Com - Economia

Pernambuco teve participação de 2,9% na atividade da construção no total do país ao gerar R$ 7,29 bilhões em valor de incorporações, obras e serviços em 2018. O estado ficou em 11º lugar no ranking nacional e o 3º no ranking nordestino, atrás do Ceará e Bahia, segundo dados da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), que retrata as características estruturais das empresas do segmento em todo o país. Naquele ano, o setor da construção pernambucano tinha 1.487 mil empresas ativas, com 55.565 pessoas ocupadas, representando 3,3% das pessoas ocupadas no segmento no país e sendo o 9º estado em quantidade de pessoal ocupado na área. Já os valores movimentados com salários, retiradas e outras remunerações na indústria da construção chegaram a R$ 1,45 bilhão.

O levantamento também faz um comparativo com os dados obtidos em 2009 para identificar as mudanças estruturais ocorridas nos últimos 10 anos, levando em consideração as empresas com cinco ou mais pessoas
ocupadas quando se trata de dados por estados da federação. Enquanto o Sudeste perdeu participação no valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção, o Sul e o Nordeste observaram aumento. Pernambuco foi na contramão da região, registrando recuo.

Em 2009, o estado tinha 19,5% de participação no valor de incorporações, obras e/ou serviços de construção no Nordeste, ficando em 2º lugar regional, atrás apenas da Bahia (30,8%) e à frente do Ceará (12,5%). O montante, em reais, de participação, chegou, na época, a R$ 6,27 bilhões. Já em 2018 a participação caiu para 15,4%, levando o estado para a terceira colocação na região, atrás de Bahia (28,2%) e Ceará (18,2%), ainda que o montante, em reais, tenha sido de um pouco mais de R$ 1 bilhão em 2018.

O número de pessoas ocupadas no setor da construção também apresentou recuo na comparação entre os dois anos. Em 2009, eram 80.436 pessoas trabalhando na área, ou seja, quase 25 mil a mais do que em 2018. Mas a movimentação de salários, retiradas e outras remunerações passou de R$ 1,08 bilhão para R$ 1,45 bilhão de um ano para o outro. Pernambuco ainda registrou um aumento no número de empresas de construção, passando de 1.161 em 2009 para 1.487 em 2018. Quando se trata dos custos de incorporação e das obras e/ou serviços de construção, os valores oscilaram de R$ 2,15 bilhão em 2009 para R$ 2,39 bilhão em 2018.

A PAIC abrange uma série de variáveis, como o valor de incorporações, obras e/ou serviços da construção; número de empresas; empregos e salários; receitas, custos e despesas; produtos da construção; distribuição regional.