Caixa amplia crédito a empresas - Sinduscon PE

Caixa amplia crédito a empresas

13/02/2020 - Fonte: Diário de Pernambuco - Economia

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou ontem que a instituição tem a expectativa de alcançar em 2020 participação de 70% no crédito imobiliário para pessoas jurídicas com a diversificação das modalidades de correção das linhas voltadas ao setor. Em 2019, segundo ele, a participação dos bancos públicos ficou em 30%, ou R$ 4,9 bilhões, quando se levam em consideração apenas contratos novos.

Para tentar cumprir este objetivo, a Caixa anunciou o lançamento de contratos indexados ao IPCA para empresas - que antes era apenas para pessoas físicas-, com taxas de 3,79% ao ano para quem tem relação com a instituição e de 7,80% para quem não tem.A instituição informou a redução das taxas de juros para financiamentos imobiliários para empresas, nos contratos indexados à taxa referencial (TR). As taxas caíram de 9,25% para 6,50% ao ano mais a TR, no caso de empresas com relacionamento com a Caixa, e de 13,25% para 11,75% para pessoas jurídicas sem relacionamento. Isso vale para contratos

de financiamento de construção de imóveis. Outra novidade é que a Caixa lançou opções de financiamento imobiliário para empresas com indexação ao CDI. De acordo com Guimarães, a Caixa conseguiu lançar contratos com indexadores diferentes da TR porque o prazo médio das carteiras também tem diminuído.