Fundador da Queiroz Galvão morre aos 96 anos - Sinduscon PE

Fundador da Queiroz Galvão morre aos 96 anos

19/01/2020 - Fonte: Diário de Pernambuco - Economia
Pernambucano foi vítima de um AVC. Sepultamento aconteceu ontem no Cemitério Morada da Paz Publicação: 20/01/2020 03:00

Aos 96 anos, o empresário Antônio de Queiroz Galvão, 96 anos, dono da Construtora Queiroz Galvão, morreu ontem, no Recife, vítima de um AVC. Inicialmente, ele foi socorrido para o Hospital Jayme da Fonte e depois transferido para o Hospital Real Português, onde faleceu. Ele foi velado e sepultado no Cemitério Morada da Paz, no final da tarde. Antônio de Queiroz Galvão deixa viúva, Gabriela, e sete filhos.

Nascido na cidade de Timbaúba, na Zona da Mata Norte, o empresário, que é filho de um vendedor de secos e molhados, transferiu-se para o Recife ainda menino, onde, em 1946, formou-se em engenharia civil pela Escola de Engenharia de Pernambuco. Sete anos mais tarde e com a experiência adquirida como diretor de Obras da Prefeitura do Recife, fundou com o irmão Mário a pequena construtora Queiroz & Galvão Ltda. A partir daí, Antônio de Queiroz Galvão iniciou um empreendimento que, hoje, tem uma abrangência de atuação que envolve vários segmentos, entre eles desenvolvimento imobiliário, construção naval, de ferrovias, portos e aeroportos, projetos de hidrelétricas, saneamento, infraestrutura urbana, linhas de transmissão, plataformas para exploração de petróleo e gás, siderurgia, concessões de serviços públicos, engenharia ambiental, produção e exportação de alimentos.

“Doutor Antônio foi uma pessoa extremamente empreendedora. Começou seu trabalho em Timbaúba, no interior de Pernambuco, e, hoje, deixa um legado que tem como principais lemas qualidade, trabalho, confiabilidade e lealdade. Então, esses são os legados deixados por nosso eterno do nosso fundador”, destacou Múcio Souto, diretor- superintendente da área imobiliária do grupo Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário S.A. Além em todo país, a Queiroz Galvão ampliou sua área de atuação em países da América Latina, África, Caribe, América do Norte e Europa. Uma das empresas envolvidas na Operação Lava-Jato, a companhia entrou com pedido de recuperação judicial em 2018, quando tentava renegociar sua dívida, de R$ 5,7 bilhões.

A morte de Antônio Queiroz Galvão repercutiu no meio político e empresarial. O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que foi com muito pesar que recebeu a notícia do falecimento do engenheiro. “Filho da Zona da Mata Norte, deixa um legado importante na área da construção civil do nosso estado e do país. Neste momento, quero me solidarizar com seus familiares e amigos”.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, disse ter recebido com tristeza a notícia. “Ele foi diretor de Obras da Prefeitura do Recife e tem sua história de vida ligada ao desenvolvimento de Pernambuco e do Brasil, criando a construtora responsável por algumas das principais obras estruturadoras que colocaram nosso estado no caminho do crescimento e pela geração de milhares de empregos”. Presente ao velório, o deputado estadual Romário Dias lembrou a amizade de mais de 40 anos com família. “Não poderia deixar de comparecer nesse momento”, frisou o parlamentar. “Ele foi um dos maiores empresários do país. Foi um homem simples, honrado, que criou uma plataforma empresarial de excelência”, disse o senador Jarbas Vasconcelos.