Clipping

Governo de Pernambuco pede urgência na operação do Eixo Norte

04/10/2019 -Fonte: Portal FolhaPE - Economia

Com o objetivo de aumentar o abastecimento de água nos municípios de Terra Nova e Salgueiro no Sertão do Estado, o Governo de Pernambuco entrou com um pedido de caráter emergencial ao Ministério do Desenvolvimento Regional para retomar a operação do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

Na última quarta-feira (2), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista esteve em Brasília reunida com o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Marcelo Borges, e com o diretor de Obras, Stanley Bastos, onde na ocasião fez um pedido que busca a liberação das águas dos reservatórios Mangueira, Serra do Livramento e Terra Nova, que são estratégicos para o sertão pernambucano.

De acordo com Fernandha Batista, a liberação das águas dos reservatórios beneficia não só o abastecimento, mas impulsiona também a economia local gerando emprego e renda, a exemplo da produção agrícola. “A gente solicitou uma audiência na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica e levamos o pleito da retomada da operação no eixo norte da transposição, passamos por um período de seca e pedimos a retomada para beneficiar toda a população. O comportamento nos fez sair otimista e levamos um documento em nome do governo estadual, esperemos uma retomada em um curto prazo”, destacou.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, que se posicionou por meio de nota, é preciso agora que as prefeituras dos municípios em questão tenham um pedido formal ao governo do Estado para que assim seja feito um pedido de ajuste no Plano de Gestão Anual do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A medida é necessária devido a uma resolução da Agência Nacional de Águas, que rege a gestão de recursos hídricos do Projeto São Francisco.

Veja Mais