Clipping

Olinda: Projeto de pintura de imóveis do Sítio Histórico ganha prêmio do Iphan

04/09/2019 -Fonte: Portal JC Online - Cidades

Uma iniciativa que tem tornado mais saudáveis e coloridos muros de casas do Sítio Histórico de Olinda foi a grande vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O anúncio foi feito nessa terça-feira (3). O “Pinte o seu Patrimônio” existe há cerca de dois anos e já realizou intervenções em muros de nove imóveis.

Com materiais comprados por proprietários e moradores, o projeto dispõe de profissionais cedidos pela Prefeitura que dão orientações técnicas para que os muros sejam melhor conservados. A ideia é que sejam retiradas as camadas de tintas que produzem películas plásticas e danificam as estruturas. Com o trabalho de reeducandos do Programa de Patronato, as fachadas ganham novas cores com tintas à base de cal virgem.

A arquiteta Nazaré Reis, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), teve o muro de sua residência, na Rua Treze de Maio, no bairro do Carmo, requalificado. Segundo ela, a iniciativa foi importante para detectar outros problemas na estrutura causados pelo uso de tintas inadequadas. “Com o surgimento das tintas acrílicas e plásticas, as pessoas passaram a deixar o cal de lado porque estas novas aparentam ter um acabamento melhor. No entanto, elas fazem com que a parede deixe de respirar e a umidade se torna um problema. Isso foi um problema ”, explica a arquiteta, que também integra o Conselho de Preservação do Sítio Histórico.

Para a secretária-executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, mais que a pintura, o projeto proporciona uma ligação maior entre quem vive no Sítio Histórico e a administração pública em prol da conservação. “A gente alia a técnica do restauro com o cunho social e a participação do morador. Todos saem ganhando porque os proprietários recebem a consultoria dos técnicos e os reeducandos conquistam essa oportunidade de trabalho. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e esperamos que sirva de exemplo para outras cidades”, pontua.

- Como participar:

Moradores que tenham interesse em participar do “Pinte o seu Patrimônio” podem se inscrever presencialmente na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, na Rua de São Bento, nº 160, no Varadouro. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (81) 3439.1988.

Veja Mais