Após dois anos, obras de duplicação da Rodovia BR-104 podem retornar - Sinduscon PE

Após dois anos, obras de duplicação da Rodovia BR-104 podem retornar

09/05/2022 - Fonte: Pernambuco.Com - Vida Urbana

As obras de restauração e duplicação da Rodovia BR-104 serão retomadas, anunciou a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), no último final de semana. A ação compreende o trecho com extensão de 13,2 quilômetros, entre o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, e o município de Caruaru, no Agreste pernambucano. O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado o edital para contratação da empresa responsável pela retomada das obras no último sábado (6). Até 2018, as obras de infraestrutura contemplaram o Km 19,8, no distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte; e até o km 33, no município de Caruaru. Na ocasião, teve investimento de aproximadamente de R$ 80 milhões. O novo valor do certame para a retomada e execução das obras está previsto em R$ 95 milhões. Após o reinício, a previsão é que os serviços remanescentes sejam concluídos e a rodovia inaugurada em um prazo de até 18 meses. As obras atualmente estão com o percentual de, aproximadamente, 40% dos trabalhos executados.

De acordo com a Seinfra, os serviços na BR-104 foram paralisados em 2020 por conta dos impactos da pandemia da Covid-19 e do aumento do preço dos insumos asfálticos, o que provocou um desequilíbrio contratual com a antiga empresa responsável pelos serviços.

“Essa ação é resultado de um esforço coletivo de todos os órgãos envolvidos no sentido de garantir a retomada e a conclusão da duplicação da BR-104. Quando finalizada, essa obra vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento e fortalecimento da economia e do turismo da região, a exemplo do polo de confecções do Agreste, que é o segundo maior do país, beneficiando municípios como Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte”, disse a secretária da Seinfra, Fernandha Batista.

A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre o Estado e o Governo Federal. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e será executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O certame está sendo lançado após a conclusão do processo de análise e validação feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do projeto elaborado pela Seinfra, por meio do DER.

A abertura das propostas acontecerá no dia 13 de junho, às 9h30, na sede do DER, localizada na Avenida Cruz Cabugá, n° 1033, no bairro de Santo Amaro - Recife. As empresas interessadas em participar do certame podem acessar o edital no site: www.licitacoes.pe.gov.br.