página principal

Comunicação

Clipping

Portal Folhape - Desenvolvimento Sustentável | 29 de agosto de 2017

Água e pensadores urbanos: você tem sede de quê?

Belo Jardim, Petrolina e Recife organizarão Campus de Pensadores Urbanos, da ONU-Habitat

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos é o desafio proposto pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6. Cerca de 3 bilhões de seres humanos já padecem de escassez de água, e esse quadro tende a se agravar como resultado das mudanças climáticas. Mas, para além da falta de água potável, outros problemas graves fazem parte dessa discussão: de acordo com o relatório "Snapshot of the World’s Water Quality" (algo como “Fotografia da Qualidade da Água no Mundo”), publicado em agosto de 2016 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), “mais de 320 milhões de pessoas estão sob risco de contrair doenças potencialmente fatais, como o cólera e a febre tifoide, devido ao aumento da contaminação das águas de superfície na África, América Latina e Ásia”.

No Brasil, o ano de 2017 marcou o 20º aniversário da publicação da Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e deu origem a Agência Nacional de Águas (ANA). Marcou, também, os 10 anos da criação da Lei do Saneamento Básico, mas, apesar dessas conquistas, ainda temos muito o que avançar: de acordo com dados doSistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, o que coloca o Brasil na 112ª posição do ranking mundial de saneamento.

A situação do Recife também não é animadora: a edição 2017 do Ranking do Saneamento das 100 Maiores Cidades, elaborado peloInstituto Trata Brasil, apresenta o Recife numa lamentável 75ª posição. Foi para tratar desse e de outros assuntos que conversamos com Caio Scheidegger, coordenador de Ativação do Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, uma rede multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que tem como objetivo incitar, junto a diversos setores da sociedade, novos conhecimentos capazes de transformar a vida nas cidades.


Campus de Pensadores Urbanos
O Urban Thinker Campus (UTC) é uma iniciativa da World Urban Campaign (Campanha Urbana Mundial) da ONU-Habitat concebida como "um espaço crítico e aberto para a troca entre pessoas que acreditam que a urbanização é uma oportunidade para uma transformação positiva, bem como para o desenvolvimento sustentável". O primeiro Urban Thinkers Campus foi realizado em outubro de 2014, em Caserta, na Itália; no Brasil, a única edição do UTC aconteceu no Recife, em 2015, organizado pelo Inciti, que, como membro associado da World Urban Campaign, foi novamente selecionado para coordenar a organização do UTC em 2017.

Neste ano, o tema do UTC será “Águas: Caminhos para a Resiliência” e serão organizados três eventos: em Belo Jardim, 25 a 27 de outubro; em Petrolina, de 8 a 10 de novembro; e no Recife, 22 a 24 de novembro. Uma ótima oportunidade para quem quer saber mais com o tema e contribuir para a construção de cidades sustentáveis e resilientes.