página principal

Comunicação

Clipping

Presidente Kennedy: Olinda garante plano de requalificação

Fonte: Folha PE | 10 de maio de 2018

Presidente Kennedy: Olinda garante plano de requalificação

Prefeitura afirmou que de início ao processo para a elaboração de um projeto para revitalizar toda a avenida Presidente Kennedy

A Prefeitura de Olinda, em resposta à denúncia da Folha de Pernambuco sobre os problemas da avenida Presidente Kennedy, garantiu estar se empenhando para que um plano de requalificação seja criado. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Evandro Avelar, desde o ano passado, a gestão municipal deu início a tratativas com o Governo do Estado para a elaboração de um novo projeto de revitalização do corredor. A avenida tem um histórico de transtornos como buracos no pavimento, irregularidade nas calçadas e alagamentos por causa dos efeitos da chuva.

A reportagem da Folha visitou a Presidente Kennedy ontem e constatou os perigos elencados pela população. O risco de tropeçar ou escorregar é grande, reclamam os pedestres, já que a água acumulada que não tem para onde escoar exige das pessoas atenção redobrada. De acordo o comerciante Leandro Viana, proprietário de um restaurante que fica na avenida há dois anos, toda vez que chove os transtornos se repetem. “As pessoas passam com a água nos joelhos. Já presenciei diversas quedas por causa dos buracos nas calçadas que ficam submersos”, contou. Ele criticou a prefeitura por não realizar uma obra definitiva. “É aquele famoso enxugar gelo. Eles vêm, fazem a limpeza da avenida e só.”

Os obstáculos no pavimento da Presidente Kennedy não são os únicos problemas na avenida. A combinação água da chuva e esgoto, que gera odor e risco de contaminação, também preocupa. Outra denúncia foi feita pelo segurança Wellinton Mendonça. “Eu já falei com a Celpe, mas nada foi feito. Esses dois postes, quando chove, dão choque, é um perigo para as pessoas que passam.” “Entra prefeito, sai prefeito, mas nunca resolve”, afirmou o comerciante Fábio da Silva, proprietário de uma loja de conserto de automóveis há 10 anos.

Os transtornos na avenida Presidente Kennedy estão também trazendo problemas financeiros para muitos que têm um estabelecimento comercial. O vendedor Guilherme Dantas disse que o movimento cai muito não só quando chove, mas até a água escoar, porque ela demora dias para baixar. “Quando está chovendo, é certeza de movimento parado. O pessoal já sabe, é inviável vir para cá. Termina prejudicando e muito a gente”, avaliou.

Segundo a Prefeitura de Olinda, a atual gestão já executou um dos trechos críticos da Presidente Kennedy, na altura do Centro da Moda, sanando problemas de alagamento que geravam grande impacto para a população. A expectativa é de que, no prazo de 60 dias, já seja possível o início da execução de obras de microdrenagem para conter os alagamentos no referido corredor. O Estado também deverá contratar um projeto de reforma mais amplo, perfazendo toda a estrutura física da avenida, incluindo o pavimento e o tráfego. Dentro do pacote de requalificação, também estão previstas melhorias no tempo semafórico e nos acessos de faixa exclusiva, passos que serão contemplados dentro do pacote de requalificação.