Oficinas discutem Plano Diretor do Recife

Oficinas discutem Plano Diretor do Recife

Como parte do processo de revisão do novo Plano Diretor do Recife, a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) iniciou ontem as oficinas por segmento, que correspondem à penúltima etapa do cronograma participativo. As ouvidas, que aconteceram no Bairro do Recife, tiveram participação de diversos agentes do poder público, das esferas municipais e estaduais, envolvidos com o plano, como o Grande Recife Consórcio de Transporte, a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre as contribuições discutidas durante o encontro de ontem, foi citada a necessidade de ampliar as propostas do Plano Diretor a partir da ótica da mulher como principal agente do espaço urbano. A expansão da malha ferroviária do MetroRec e o papel do Parque dos Manguezais foram colocados como temas que precisam ser melhor explorados dentro das propostas do novo conjunto de diretrizes. Hoje, a oficina continuará com entidades profissionais, academias, centros de pesquisas e conselhos profissionais, além de ONGs voltadas para temática urbana ou ambiental. Amanhã, a Seplan ouvirá o empresariado com atuação na área do desenvolvimento urbano. Fechando a fase da programação colaborativa, estarão reunidos no dia 8 os representantes sindicais voltados para o desenvolvimento urbano, movimentos sociais e populares com atuação na temática urbana e ambiental, além das demais articulações da sociedade civil. “As oficinas visam aprofundar alguns temas que já fazem parte das discussões. Durante os encontros, serão realizadas também as eleições para os delegados que participarão da Conferência Municipal, prevista para acontecer nos dias 3 e 4 de dezembro. Serão os delegados que votarão na minuta do projeto de lei do novo Plano Diretor”, disse o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, João Domingos. Os detalhes sobre as atividades colaborativas e todo material até então produzido no que diz respeito à revisão da lei urbanística da cidade estão disponíveis no site www.planodiretordorecife.com.br.

FONTE: Diário de Pernambuco – Local