Novos rumos para a construção pernambucana

O Construtor - 01 2017

Novos rumos para a construção pernambucana

Um dos mais conhecidos entraves do chamado custo Brasil é a extensa, intrincada e extenuante rede burocrática que atrasa e pode, até, impedir a viabilização de projetos com inegável repercussão econômica e social. Há empreendimentos ‒ habitacionais ou estruturadores – que chegam a esperar anos para sair do papel, devido à lentidão nos processos de análise e aprovação dos diversos órgãos que se debruçam sobre o projeto.

Em Pernambuco e na sua capital, Recife, essa realidade já está mudando. São exemplos onde o poder público enxergou o potencial alavancador de emprego e renda do setor da construção civil, tão necessário para a retomada do desenvolvimento econômico, social e urbano. Através do trabalho de grupos formados por representantes dos governos, bem como do setor produtivo, chegou-se a soluções que lançam merecidamente o foco sobre a importância de um atendimento pleno ‒ e ágil ‒ do interesse coletivo.

Iniciativas como estas estão sendo abordadas aqui nesta primeira edição do novo O Construtor – Construção Civil em Revista, sob a regência da nova diretoria do Sinduscon-PE, à frente da entidade até dezembro de 2019. Estarão nessas páginas os debates do setor, as experiências, a nova postura da entidade e suas conquistas.

O Sinduscon-PE decidiu adotar uma postura mais proativa e de protagonismo, conforme exigia o atual cenário político e econômico do país e do estado de Pernambuco. Essa postura será refletida em nossos canais de comunicação com os associados e com a sociedade, tais como newsletter, colunas, redes sociais, revista e mesmo as reuniões semanais e eventos.

Queremos desenvolver um canal que funcione nos dois sentidos, pois é determinante para o sucesso do trabalho do sindicato conhecer os anseios e batalhas travadas por todos os agentes que fazer o setor. Novidades virão, e queremos você, leitor, discutindo, debatendo e construindo junto conosco.

José Antonio de Lucas Simón – Presidente do Sinduscon/PE