O que você deseja para seu futuro?

O que você deseja para seu futuro?

José Antônio de Lucas Simón é Presidente do Sinduscon/PE.

Em tempos de campanha eleitoral, esta tem sido uma das questões mais discutidas entre os grupos, sejam familiares, sociais ou profissionais. Você, leitor, certamente já se viu diante dela. Estamos vivendo um dos momentos mais importantes para o exercício da democracia do país, uma vez que teremos a oportunidade de eleger não só os governadores e o presidente da nação, mas também aqueles que vão elaborar as leis estaduais e federais.

É um tempo precioso para dizer para essas pessoas o que precisamos e o que buscamos.

No âmbito estadual, por representar um dos setores econômicos com maior geração de emprego e renda, formado por empresas responsáveis pela construção de estruturas indispensáveis para a manutenção e desenvolvimento da sociedade como a conhecemos – habitações, escolas, estradas, hospitais e outros aparelhos da insfraestrutura – o Sinduscon-PE aliou-se à Associação das Empresas do Mercado Imobiliário – Ademi-PE – e ao Sindicato da Habitação – SECOVI–PE – com o objetivo de elaborar uma carta para os candidatos ao governo de Pernambuco e promover este diálogo.

No documento entregue durante as ocasiões nas quais candidatos se reuniram com os representantes das entidades e seus associados, estão listados os pontos que consideramos cruciais para o desenvolvimento social, urbano e econômico do estado. Com isso, esperamos que alguns deles possam ser acrescentados no próximo programa de governo.

A começar pela construção do Arco Metropolitano, a cargo do governo estadual, e do maior empenho do nosso futuro governador junto ao governo federal, visando a conclusão da Ferrovia Transnordestina. São duas obras com grande poder de dinamizar a economia do estado e torná-la mais competitiva. Indispensável também combater o défict habitacional do estado, com mais investimentos em habitações através da criação de fundo específico para custeio de um amplo Plano de Habitação de Interesse Social no âmbito do estado. Também solicitamos do futuro governante a definição das áreas de interesse para a adoção das Parcerias Público Privadas – PPPs e Concessões, de forma que o setor empresarial possa trabalhar no mesmo norte, evitando desperdício de energia e inteligência estratégica.

Outros tópicos que parecem ser mais específicos do setor, mas que possuem forte impacto social por proporcionarem à comunidade produtos de melhor qualidade e com tempo de construção compatível com as necessidades da sociedade são a unificação das tabelas de preços utilizadas para a contratação de obras estaduais, bem como a definição por parte da administração pública de suas prioridades (saúde, educação, habitação, transporte, etc.) a partir dos recursos disponíveis, para só lançar obras dentro da disponibilidade desses recursos e evitar que inúmeras obras fiquem inacabadas. A lista é grande, mas necessária.

E o trabalho para garantir melhor qualidade de vida para os pernambucanos também.