Trabalho do Sindiuscon-PE sobre Sinapi ganha repercussão nacional

O Construtor - 01 2018

Trabalho do Sindiuscon-PE sobre Sinapi ganha repercussão nacional

Pesquisa estabelece bom canal de comunicação com equipe da Caixa

O trabalho de acompanhamento e discussão da revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – Sinapi executado de forma permanente pelo SindusconPE, através do Departamento de Pesquisas, conquistou repercussão nacional diante do seu nível de informações.

Os resultados obtidos com o estudo pernambucano já foram apresentados em diversos eventos técnicos, tais como o
Seminário de Apresentação da Revisão do Sinapi, no dia 08 de março, em Aracaju, e o Seminário Técnico de Revisão do Sinapi ocorrido em São Paulo, no dia 04 de abril, com a promoção da Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas – Apeop. As informações são apresentadas através de palestras pela engenheira Luc iana Andrade, responsável pelo acompanhamento do Sinduscon-PE. A engenheira também está participando, a convite da CBIC, do Grupo Técnico criado pela Câmara, em parceria com a Caixa Econômica Federal, com enfoque no sistema, tendo ministrado palestra em encontro no dia 14 de março, na sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

“Resultados dessa acompanhamento e os novos cadernos técnicos revisados podem ser solicitados ao Departamento de
Pesquisa e estão disponíveis através de link no site do SindusconPE”, informa Luciana Andrade, lembrando que o setor vem promovendo encontros com os empresários e solicitando cada vez mais a participação do setor produtivo nesse trabalho.

IVV das obras públicas – Licitações são captadas por pesquisa setorial

Entre as ações desenvolvidas pelo Sinduscon-PE, está se destacando a pesquisa “Levantamento das licitações”, desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas do SindusconPE com o objevo de mapear as obras públicas do estado e analisar tópicos como principais contratantes e valores de investimento.

Em abril, o diretor de Custos e Materiais, Antônio Cláudio Couto, e a engenheira Luciana Andrade apresentaram durante reunião-almoço do Sinduscon-PE o balanço de 2017 e o recorte do primeiro trimestre de 2018.

De acordo com os dados do fechamento de 2017, no ano passado foram lançadas 454 licitações em Pernambuco, de
órgãos da União, estaduais e municipais, somando investimentos de R$1.014.907.619,92. O maior volume de recursos envolvidos foi de origem estadual – R$ 553.836.844,50. Já no primeiro trimestre de 2018, foram lançadas 190 licitações, envolvendo no total R$592.348.443,51, também com maioria de recursos estaduais. Entre os órgãos que mais se destacaram estão a Compesa, a Cehab e a URB. Luciana Andrade lembra que a pesquisa envolve licitações lançadas, mas não necessariamente contratadas ou em andamento.