Imóveis com área inferior a 50m² responde por maioria das vendas

O Construtor - 01 2018

Imóveis com área inferior a 50m² responde por maioria das vendas

Informação é da pesquisa IVV, referente ao mês de fevereiro de 2018

De acordo com o resultado do Índice de Velocidade de Vendas – IVV de imóveis novos, em fevereiro deste ano, 44,3% do total de unidades habitacionais vendidas tinham área privativa inferior à 50 m². Outros 38,6% tinham área de 50 até 70m², comprovando que o mercado consumidor tem dado preferência aos compactos. Ainda segundo o relatório do IVV, nada menos do que 71,4% dos imóveis comercializados no segundo mês de 2018 tinham dois quartos, 21% tinham 3, apenas 2,3% tinha um quarto e 5,3% quatro quartos ou mais.

Em fevereiro, foi registrada pela pesquisa uma oferta de 6.896 unidades entre as 48 empresas de construção que integraram o IVV. Destas, foram vendidas 262, sendo 142 através do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, e 120 utilizando-se outros recursos.

A maior parte das unidades comercializadas em fevereiro já estavam prontas para uso: 37,8%. Em segundo lugar apareceu os imóveis na fundação, atendendo a uma parcela de 25,2% das vendas. Uma fatia de 11,5% dos negócios fechados envolviam imóveis ainda na estrutura e outra de 15,7% era composta por imóveis em fase de acabamento.

A pesquisa do IVV tem acompanhamento mensal do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da Fiepe e seus relatórios são apresentados periodicamente no Sinduscon-PE pelos economistas Thobias Silva e Catarina Vila Nova.

1,25%
Foi o percentual de redução dos juros praticados pela Caixa Econômica Federal, nas linhas de financiamento habitacional, dentro do Sistema Financeiro da Habitação – SFH e do Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI, utilizando recursos do SBPE.

SFH – A taxa de juros mínima passou de 10,25% para 9% ao ano. O SFH pode ser utilizado na aquisição de imóveis de valores de até R$800 mil.

SFI – A taxa de juros mínima passou de 11,25% para 10% ao ano para imóveis adquiridos através do Sistema de Financiamento Imobiliário, ou seja, aqueles com valor acima de R$800 mil.