O Construtor - 01 2018

Caixa Econômica anunciou redução de juros em primeira mão no Sinduscon

Evento deu continuidade aos debates iniciados em 2017

O anúncio da queda dos juros praticados pela Caixa Econômica Federal em suas linhas de financiamento imobiliário, realizado no final da primeira quinzena de abril, mostrou a sintonia com a qual a instituição bancária vem estabelecendo com o setor da construção civil, e em especial, com o Sinduscon-PE, e a firmeza da estratégia adotada pela Caixa a fim de manter o seu papel de protagonismo na concessão de crédito imobiliário do país.

Isso porque a notícia de que estava sendo seriamente estudada uma redução nessas taxas, em especial para a linha lastreada pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE, havia sido dada em primeira mão, na sede do sindicato pernambucano, durante encontro no dia 02 de março, com a diretoria e presidência da instituição. Na ocasião, a presidência era exercida por, Gilberto Occhi, agora ministro da Saúde, que foi quem fez deu a informação. Também estava presente o então vice-presidente, Nélson Antônio de Souza, hoje presidente da Caixa e quem anunciou nacionalmente a redução oficial dos juros.

O encontro, intitulado “Perspectivas do Mercado Imobiliário e Infraestrutura para 2018 das Pequenas e Médias Empresas de Construção”, ocorreu na sede do Sinduscon-PE e reuniu durante todo o dia aproximadamente 200 empresários do setor da construção. Pela manhã, o público ouviu Occhi abordar o desempenho da instituição em 2017 e o que estava planejado para 2018.

Pouco mais de um mês do evento, o então
vice-presidente da Caixa, Nélson de Souza,
na foto, ao lado de José Antônio de
Lucas Simón, passou a presidir a
instituição que responde pela
maior fatia do mercado de
crédito imobiliário no país

Na parte da tarde, os construtores tiveram a oportunidade de retirar dúvidas com relação aos seus projetos em tramitação na Caixa direto com Nélson de Souza. Ou seja, foram orientados pelo entendimento do atual presidente da instituição. Nélson de Souza ministrou também a palestra “Atualização dos Procedimentos da Engenharia da Caixa para 2018”. Para acompanhar seus posicionamentos e auxiliá-lo quando necessário, estiveram presentes os superintendentes da Caixa Econômica em Pernambuco e gerentes de Habitação do banco no estado.

A coordenadora do evento, diretora de Assuntos Imobiliários do Sinduscon-PE e vice-presidente da CBIC, Betinha Nascimento, falou da importância de encontros diferenciados como este para manter aberto o diálogo entre a Caixa Econômica Federal e a iniciativa privada, com a interlocução do Sinduscon-PE. “Precisamos discutir em conjunto as nossas angústias e tirar as dúvidas, além de aprender com as experiências passadas», falou.

Para o presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón, o evento com a Caixa Econômica Federal foi considerado pelo setor bem sucedido por dois fatores: primeiro por se tratar da continuidade de evento semelhante promovido pela entidade em 2017. “Isso possibilitou a existência de um feed-back do que foi discutido anteriormente nesse mesmo formato, e hoje tivemos a complementação”, considera. “Segundo, porque dá a ideia do que teremos daqui para frente em termos de Caixa Econômica Federal, na sua participação no mercado de habitação e as perspectivas para infraesturura e saneamento que a própria caixa tem dentro do seu DNA de funcionamento”, destaca.

“Acredito que tivemos uma discussão bastante interessante, principalmente sobre algumas soluções para problemas que vem rodando dentro da estrutura da Caixa há muitos anos , como prazos e percalços para financiamentos tanto na área imobiliária quanto relacionados à infraestrutura. Tudo isso foi bastante discutido e o próprio pessoal da Caixa levou muita sugestão do empresariado local para ser implementado ou discutido ao nível nacional”, disse José Antônio.