Notícias O Construtor - 01 2017

Entidades lançam campanha “Somos Cidadãos da Metrópole”

Mais de 30 entidades, entre elas o Sinduscon-PE e Ma Ademi-PE, através da Redeprocidade, integram a campanha “Somos Cidadãos da Metrópole”, com o objetivo de reforçar junto à sociedade e ao poder público a necessidade de implantar a gestão metropolitana, conforme estabelecido no Estatuto da Metrópole (Lei Federal 3.089).

A campanha foi lançada no dia 12 de julho, no auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco – CAU-PE, integrante do movimento e organizador da solenidade junto ao Instituto da Gestão e da Redeprocidade. O lançamento foi acompanhado pelos representantes das entidades e teve foco na conscientização da sociedade e dos gestores públicos sobre a urgência da gestão compartilhada de problemas comuns como mobilidade, saneamento e saúde, entre outros.

Para a campanha, foram elaborados diversos “cards” que já vem sendo divulgados nos sites e redes sociais das entidades. Também serão produzidos artigos que serão publicados nos jornais de grande circulação do estado, revistas especializadas dos segmentos envolvidos, bem como em blogs e sites.

Durante a solenidade, o ex-presidente da Condepe/Fidem e conselheiro do Cau-PE, Jório Cruz, apresentou uma proposta de Modelo de Governança a partir da criação de um consórcio interfederativo. O trabalho será apresentado aos prefeitos da Região Metropolitana do Recife nos próximos meses. “Pernambuco saiu na frente. Já temos os instrumentos técnicos, falta a mobilização política”, explica Jório Cruz, lembrando que a gestão da metrópole impacta diretamente no cotidiano dos cidadãos.

Para o presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón, o movimento sai fortalecido com a campanha e a adesão de mais entidades representativas de diversos segmentos sociais e econômicos. “A sociedade não aguenta mais descontinuidades, não podemos mais pensar no planejamento fatiado”, defendeu ele.

Além das instituições, o encontro contou com a presença do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, representante da Amupe para a Região Metropolitana do Recife. “Hoje se discute até a metrópole de Caruaru, então é importante que o Recife sirva de exemplo para essa governança. A Amupe ratifica o compromisso com essa discussão”, afirmou ele.